Há já algum tempo que os fabricantes de motos para o mercado de grande consumo têm uma única coisa em comum: o seguinte: Se vão gastar recursos de I&D para criar um novo motor, é melhor acreditar que esse motor vai estar no centro de vários modelos. Sinceramente, não se pode argumentar contra a lógica.
Quando a Husqvarna finalmente lançou a Norden 901 ao mundo como modelo de 2022, a internet deu um suspiro de alívio coletivo. Nessa altura, não se tratava de uma questão de “se”; como tantas outras coisas, era mais uma questão de “quando”.
Porquê? Porque nessa altura, as fotografias de teste, os teasers, os rumores e todo o tipo de coisas andavam a circular há anos. Os rumores surgem a toda a hora, mas normalmente desaparecem muito rapidamente se não houver substância por trás deles. Não foi esse o caso do Norden.
Curiosamente, no entanto, a Norden ainda se encontra sozinha na linha Husqvarna 901 em fevereiro de 2024. Embora seja verdade que a Norden 901 partilha o mesmo motor com algumas das suas irmãs KTM 890 sob a alçada da Pierer, ainda parece um pouco estranho que ainda não tenha sido acompanhada por pelo menos mais uma 901. Afinal, temos visto fotografias de teste que retratam mais de uma 901 em testes desde pelo menos 2019.
Evidentemente, a Husqvarna também deve pensar assim, porque acabou de lançar um teaser para um próximo lançamento de vídeo a 5 de março de 2023. A curta-metragem de 30 segundos, publicada nas contas de Instagram e Facebook da empresa, mostra o que parece ser uma nova 901 preparada para corridas no gelo.
Temos acesso a várias imagens em grande plano dos pneus com pregos a rasgar o gelo, com áudio dos pregos a morder o gelo com uma qualidade de som suficientemente nítida para causar arrepios. O som do motor está presente durante parte do tempo, mas é evidente que todo este vídeo é apenas um teaser. Por isso, não se vê muita coisa, embora tenhamos conseguido retirar algumas imagens chave para tentar perceber o que estamos a ver.
A julgar pelas imagens que vemos neste teaser, em comparação com as recentemente renovadas Svartpilens e Vitpilens 2024 de pequena cilindrada, parece-me bastante Svarty. Mas não totalmente; o escape de montagem elevada é claramente uma mudança. Por outro lado, se isto for de facto um teaser de uma ‘Pilen de produção de algum tipo, é óbvio que também não virá de fábrica com pneus com pregos. Por isso, pode tratar-se apenas de uma modificação de corrida.
No entanto, perguntei por aí e eis o que alguns dos restantes membros da equipa RA observaram.
O que é que você acha, leitor? Está pronto para a maior ‘Pilen de sempre? E para qual acha que estamos a olhar? Deixe-nos saber nos comentários.