Stéphane Peterhansel é uma das estrelas e lendas do Dakar, mas em 2025 não vai estar à partida na Arábia Saudita. O piloto, que há vários anos compete em carros, voltará agora às motos, em África – podendo estar em causa uma participação na Africa Eco Race.
A carreira do francês de 59 anos começou em 1988 nas motos, quando o Dakar ainda era em África. E lá ganhou por seis vezes nas duas rodas, sempre com a Yamaha.
Nas redes sociais, Peterhansel escreveu: ‘Pela primeira vez em 36 anos não estarei no Dakar. Todos estes anos trouxeram-me muito prazer e emoções. Mas hoje preciso de uma pausa, isso não significa que não voltarei de uma ou de outra forma’.
De 28 de dezembro a 12 de janeiro realiza-se, em África, a Africa Eco Race. E, embora não confirme a participação na prova, Peterhansel dá a entender que poderá mesmo estar à partida: ‘Em janeiro estarei com a Yamaha nas pistas da Mauritânia até à cidade de Dakar…’, escreveu.
A Yamaha tem presença oficial na Africa Eco Race através do programa Ténéré Yamaha Rally Team. No entanto, por agora no site oficial tem apenas listados os pilotos Alessandro Botturi e Pol Tarrés.