A Honda introduziu alterações à XL750 Transalp para 2025. Lançada originalmente em 1986 – há quase 40 anos – a família Transalp ganhou uma nova vida no ano passado, integrando agora a gama Aventura.
Talhada para viagens de turismo longas, mas também capaz nas cidades, dispõe de um motor bicilíndrico de 755 centímetros cúbicos, capaz de debitar 67,5 kW de potência (90,5 cv) às 9.500 rotações por minuto e 75 Nm de binário às 7.250 rpm. É um motor novo, compacto e leve, em que não há carreto para acionar o veio de equilibragem. Haverá uma versão de 35 kW, compatível com carta de condução A2, e a caixa é manual de seis velocidades.
Há quatro modos de condução – Sport, Standard, Rain e Gravel – acrescentando-se o personalizável User. A potência do motor tem quatro níveis, e há três níveis de efeito do travão-motor. O controlo de tração variável HSTC tem cinco níveis, com função anti-cavalinho integrada. O ABS pode ser desligado na roda traseira em modo User, para a condução fora de estrada.
Com um quadro de aço tipo diamante leve, a Honda XL750 Transalp conta com forquilha invertida Showa SFF-CA, do tipo cartucho e funções separadas, ajustável em pré-carga da mola. Atrás, há um amortecedor Showa com reservatório remoto ajustável em pré-carga, operando através de um Pro-Link e braço oscilante em alumínio exclusivo para este modelo.
Ao nível de travagem, encontram-se dois discos dianteiros ondulados, mordidos por pinças de dois êmbolos. Atrás, há um disco ondulado e pinça de um êmbolo. As jantes de raios medem 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás. Há duas opções de pneus: Metzeler Karoo Street e Dunlop Mixtour.
A bordo, encontra-se o novo painel TFT a cores de cinco polegadas como painel de instrumentos, tendo conectividade com smartphones através do sistema Honda RoadSync. Com auscultadores e microfone no capacete, é possível estabelecer uma ligação Bluetooth para aceder a chamadas telefónicas ou ouvir música. Os indicadores de mudança de direção traseiros têm função de sinalização de emergência (Emergency Stop Signal), e os dianteiros têm agora função de cancelamento automático.
Ao nível de design, a Honda XL750 Transalp tem uma parte frontal redesenhada, fazendo lembrar em parte a Africa Twin. A unidade de farol é nova, composta por lentes de projetor duplo e luzes LED. O para-brisas também tem um novo perfil, reduzindo a turbulência em torno do capacete (há um para-brisas mais alto entre os acessórios originais opcionais). O assento, para condutor e passageiro, tem uma altura baixa para a classe (850 milímetros, com opção de 820 mm). O porta-bagagens traseiro é de série, assim como a tomada USB abaixo do assento.