A Moto Morini entra numa nova era, apresentando quatro novas motos na EICMA 2024. O lançamento aconteceu esta quarta-feira, numa conferência de imprensa sob o mote «The New Era».
Moto Morini 3 ½
A Moto Morini 3 ½ comemora meio século, e agora regressa numa reinterpretação moderna de um modelo histórico desenhado em 1974 por Franco Lambertini. Com linhas clássicas e tecnologias modernas, promete ser o equilíbrio ideal entre história e inovação.
A máquina tem um depósito de combustível com 15 litros de capacidade, um assento vintage, e um motor V2 60º com 350 centímetros cúbicos de cilindrada, que debita 32,6 cv de potência e 31 Nm de binário.
Ao nível da ciclística, há um quadro duplo berço em aço, com uma forquilha USD à frente e um amortecedor ajustável em pré-carga atrás, montado no braço oscilante feito de alumínio. Ambas as jantes medem 17 polegadas.
Moto Morini Corsaro 750 GT
A gama Corsaro tem mais um membro: a nova 750 GT, concebida e desenvolvida em Itália. A touring tem um motor V2 90º, cuja cilindrada é de 750 centímetros cúbicos, tendo potência de 96 cv (pode ser reduzida para 48 cv de modo a adequar-se a carta de condução A2).
Com quadro em aço tubular, tem um depósito de combustível com 19 litros de capacidade, forquilha USD e amortecedor progressive-link totalmente ajustáveis, assim como jantes de 17 polegadas.
A 750 GT deverá estar disponível na segunda metade do próximo ano, em cor vermelha. Nota-se que no design a aerodinâmica foi particularmente considerada, tendo em conta as formas da moto.
Moto Morini Rumble
A Rumble promete ter uma sonoridade inconfundível, sendo uma bobber que vai chegar na segunda metade do próximo ano. Presta tributo ao minimalismo do início do século XX, com linhas musculadas e elementos vintage.
O motor V2 de 350 centímetros cúbicos que também equipa a 3 ½, debitando 32,6 cv de potência e 31 m de binário. A moto será capaz de atingir os 150 km/h de velocidade.
O quadro duplo berço em aço está conjugado com uma forquilha invertida à frente e dois amortecedores ajustáveis em pré-carga e braço oscilante em alumínio atrás.
As jantes, ambas de 16 polegadas, têm pneus com dimensões típicas de uma bobber. Espera-se que a Rumble seja lançada na segunda metade do próximo ano, com ecrã TFT e iluminação full-LED, em decoração preta.
Moto Morini Alltrhike
Também neste quarteto de novidades da Moto Morini está a Alltrhike. É uma moto de offroad de baixa cilindrada – a primeira do construtor, e apelativa aos condutores com carta A2.
Está equipada com um motor bicilíndrico de 450 centímetros cúbicos, que debita 44 cv de potência. O sistema de suspensões inclui forquilha USD à frente, amortecedor de progressive link e braço oscilante da Kayaba atrás.
A roda frontal inclui disco e pinça de quatro êmbolos, e atrás há um disco e pinça de dois êmbolos a garantir a travagem. O ABS está incluído, podendo ser desativado para conduzir em terra.