Uma das motos mais aguardadas da KTM para 2025 foi finalmente revelada esta terça-feira. A nova 1390 Super Duke GT de 2025 – que surge apresentada como «The Long Distance Beast» [«A Besta da Longa Distância»].
A moto tem agora o motor LC8 V2 de 1.350 centímetros cúbicos que já equipa a atual 1390 Super Duke R EVO, mas que foi otimizado: a caixa de ar foi redesenhada, o radiador é mais amplo e a admissão de ram air tem uma posição central. A caixa de seis velocidades também foi revista, tornando as quinta e sexta mudanças mais eficazes. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+.
O quadro é do tipo treliça em aço cromo-molibdénio, com maior rigidez torsional e um centro de gravidade mais baixo. A suspensão dianteira tem uma forquilha semi-ativa WP APEX-USD, enquanto atrás há um sistema semi-ativo de amortecedor WP APEX. A Brembo equipa o sistema de travagem com dois discos e duas pinças radiais monobloco de quatro êmbolos Brembo Stylema à frente e disco e pinça fixa de dois êmbolos atrás. Há Cornering ABS, Supermoto ABS e os novos modos de ABS Supermoto+ e Sport, que multiplicam as opções para controlar a moto.
A tecnologia não para por aqui. A KTM 1390 Super Duke GT tem agora radar frontal, que acrescenta funções como o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência de travagem, assistência de distância e condução em grupo. Há também o Demo Mode, para os primeiros 1.500 km deixando os condutores experimentarem toda a tecnologia disponível antes de escolherem o pacote mais adequado. A moto surge com um escape otimizado, anunciando consumos de 6,1 litros por cada 100 km.
As jantes em alumínio medem 17 polegadas, calçando pneus Michelin Power 6, sendo que há um novo sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS). A bordo, o condutor encontra um grande painel de instrumentos revolucionário TFT tátil de 8,8 polegadas. É possível ligar a moto com o smartphone por Bluetooth, através da app KTMconnect, acedendo a música, navegação e chamadas telefónicas. Destaque também para a navegação com mapa offline. Há três modos de condução (Rain, Street e Sport), acrescidos de um modo personalizável. Há outros dois modos personalizáveis e modo Track como opções. A iluminação é em LED.