Takahisa Fujinami e a Honda RTL Electric conquistaram mais uma vitória no Campeonato Japonês de Trial MFJ, na prova Osaka City Trial, garantindo a terceira vitória consecutiva. Desde a sua estreia na série com a moto elétrica protótipo da Honda, permanece invicta.
Esta competição City Trial Japan permite apenas a participação dos 10 melhores da geral das provas anteriores, incluindo a sexta ronda em SUGO. Esta marca a última batalha de 2024 para a classe principal do trial japonês, a International A-Class Super. O local, situado em frente à Câmara Municipal de Osaka, é o local por excelência para um trial citadino. Esta prova final difere significativamente das anteriores da série All-Japan, gerando expectativa pela possibilidade de acontecimentos extraordinários.
A prova consistia em quatro secções, que seriam percorridas em ambas as direções, totalizando oito secções. Os seis melhores avançariam então para a final, enfrentando duas secções em ambos os sentidos.
Fujinami, que subira ao oitavo lugar da geral com duas vitórias consecutivas antes deste fim de semana, enfrentou as secções desafiantes. A primeira secção (oitava no regresso) e a quarta secção (quinta no regresso) envolviam troncos grandes, a segunda (sétima no regresso) utilizava blocos de betão, e a terceira (sexta no regresso) apresentava materiais em madeira. No dia anterior, a chuva intensa tinha deixado os troncos escorregadios, mas no dia da competição, o tempo limpo permitiu que as superfícies recuperassem aderência.
Como terceiro a tentar, Fujinami, visivelmente nervoso, colocou um pé no chão uma vez na terceira secção, completando as quatro secções iniciais com uma pontuação de um ponto.
No regresso, Fujinami demonstrou a sua força. Apesar de ter posto um pé no chão na sétima secção, terminou com uma pontuação total de dois pontos enquanto aguardava as tentativas dos seus rivais. Os seis finalistas foram Fujinami, Tomoyuki Ogawa, Ujikawa, Kuroyama, Yoshito Takeda e Tsuyoshi Ogawa.
A determinação dos pilotos veteranos era palpável. Takeda somou cinco pontos consecutivamente nas primeira e segunda secções, caindo para sexto lugar. Tsuyoshi Ogawa também saiu da disputa após somar um ponto e três pontos. Ujikawa igualmente perdeu posições, com um ponto e cinco pontos nas secções sete e oito.
Neste momento, parecia provável que o pódio seria ocupado por Fujinami, Tomoyuki e Kuroyama. Contudo, estes também enfrentavam o risco de cair para posições inferiores com qualquer erro significativo. Kuroyama foi o primeiro a tentar e enfrentou cada secção de forma limpa, terminando as quatro secções sem penalizações, pressionando Fujinami e Tomoyuki.
A tentativa final de Fujinami começou. Tendo completado todas as quatro secções de forma limpa, juntamente com Kuroyama e Tomoyuki, não havia razão para que não pudesse fazer o mesmo. No entanto, a possibilidade de um pequeno erro resultar em cinco pontos de penalização pairava no ar. As tentativas de Fujinami mantiveram a sua potência até ao fim, e esta seria a sua última tentativa perante os seus fãs no Japão. A sua determinação apaixonada levou-o até ao fim, e completou as quatro secções finais de forma limpa.
Fujinami Takahisa venceu assim todas as três competições em que participou na sua época de estreia com a RTL ELECTRIC, após 21 anos no Campeonato Japonês.