Num desenvolvimento surpreendente no setor motociclístico chinês, Zhang Xue, antigo fundador e CEO da Kove Moto, revelou a sua nova empresa, a Zhang Xue Motorcycles, durante o Salão da Moto de Chongqing.
A saída de Xue da Kove em fevereiro deste ano causou espanto na indústria, especialmente considerando o seu papel proeminente não apenas como diretor executivo, mas também como figura central na presença mediática da marca. Na altura, a única explicação oferecida pela Kove foi um comunicado sucinto indicando que Xue ‘decidiu afastar-se temporariamente da equipa de gestão, mantendo-se como acionista’.
A situação torna-se ainda mais intrigante considerando o papel ativo que Xue desempenhava nas redes sociais da empresa. Era frequentemente visto a celebrar os sucessos da marca no Dakar e o primeiro a apresentar desculpas quando surgiam contratempos durante a prova. O seu desaparecimento repentino, sem qualquer explicação detalhada, seguido pelo rápido ressurgimento com uma nova empresa apenas alguns meses depois, levanta questões no seio da indústria.
O regresso de Xue ao mercado das duas rodas materializa-se com a apresentação da ZXJC ZX-500RR, uma moto desportiva de 500cc que apresenta influências estéticas de várias marcas estabelecidas. O modelo, apresentado num distintivo verde lima, evidencia semelhanças com designs da Ducati, BMW, Suzuki e, particularmente, da Kawasaki, inclusive na disposição das letras “ZX” reminiscente da linha Ninja.
Este é aliás um modelo que já lhe falámos anteriormente, em setembro, como poderá recordar aqui.