Uma recente patente da Porsche revela que a prestigiada marca alemã está a trabalhar num novo e inovador motor baseado num princípio de seis tempos, desafiando as convenções da indústria automóvel.
Raramente surgem novos tipos de motores de combustão interna (MCI) no mercado. Excetuando algumas curiosidades como o motor Liquid Piston ou o excêntrico motor “mono-tempo” E-Rex, os entusiastas do automobilismo geralmente contentam-se com os tradicionais motores de dois ou quatro tempos.
No entanto, a Porsche parece determinada em explorar novos conceitos. Documentos de patente recentemente divulgados mostram que a empresa está a desenvolver um MCI a gasolina com um ciclo de combustão de seis tempos, em colaboração com a Universidade Técnica de Cluj-Napoca.
Num motor convencional de quatro tempos, o pistão percorre o cilindro quatro vezes, ocorrendo apenas um evento de ignição (ou tempo de potência) durante esse ciclo. O novo conceito da Porsche adiciona um evento extra de compressão e combustão ao ciclo de quatro tempos, entrando assim em território inexplorado.
A inovação reside na cambota, que, em vez de girar em torno de um ponto fixo, orbita uma engrenagem anelar dentro do cárter do motor, rodando simultaneamente sobre o seu próprio eixo. Esta ação rotacional em torno da engrenagem anelar proporciona o impulso de potência adicional, resultando em dois pontos mortos superiores e dois pontos mortos inferiores num único ciclo de combustão.
Entre os potenciais benefícios deste sistema, destacam-se uma combustão mais completa, melhorando as emissões e a relação potência-cilindrada. Isto poderia permitir à Porsche utilizar motores mais pequenos e eficientes, mantendo os níveis de desempenho de unidades de maior cilindrada.
Contudo, este conceito apresenta também desafios significativos. A complexidade mecânica levanta questões sobre os custos de produção e manutenção, bem como sobre a capacidade das oficinas tradicionais para reparar um motor tão sofisticado.
É importante salientar que, por enquanto, trata-se apenas de uma patente. Muitas inovações nunca chegam à fase de produção. Resta saber se este motor de seis tempos alguma vez chegará às estradas e se teremos a oportunidade de ouvir o seu som único.
A indústria automóvel observa com interesse este desenvolvimento da Porsche, questionando-se se o mundo está preparado para adotar uma tecnologia tão revolucionária num momento em que a eletrificação domina as tendências do sector.
Source: Visordown