A BMW RS M255 Kompressor tem quase 100 anos de história, tendo sido inovadora para o seu tempo nos anos 1930. Hoje em dia só se sabe da existência de sete exemplares em todo o mundo, e um deles irá ser leiloado por um preço impressionante.
Este foi um modelo marcante pelas suas prestações, tendo até batido um recorde mundial de velocidade em 1937 (280 km/h) pilotada por Ernst Henne – recorde esse que possuiu até 1951. Mas a prestação de Georg Meier na Ilha de Man em 1939 foi o ponto alto.
Com a RS M255 Kompressor, a pesar 139 kg e impulsionada por um motor sobrealimentado, Meier foi o primeiro não britânico a ganhar a classe Sénior do TT Ilha de Man, além de registar uma velocidade média recorde de 144 km/h. Uma moto de competição impressionante, mesmo para hoje em dia, tecnicamente superior à concorrência na altura.
O motor bicilíndrico debita 55 cv de potência, e a velocidade pode atingir os 220 km/h. Uma forquilha telescópica e o sistema de suspensão de êmbolo atrás garantiam estabilidade e agilidade, sendo tecnologias avançadas para a época.
Apenas sete unidades das cerca de dez originalmente construídas são conhecidas hoje em dia, e uma delas está exposta no Museu da BMW. Outra será leiloada na Bonhams a 13 de outubro, com um preço estimado de 300.000 a 420.000 euros.
A moto em causa é oferecida por uma coleção privada e requer restauro, mas esta é uma oportunidade de ter um exemplar raro da RS M255 Kompressor – naturalmente não acessível a qualquer carteira.