Provavelmente não é segredo para ninguém que os artigos frequentemente pesquisados na Internet têm normalmente as palavras “acessível” ou “barato”. Talvez seja um sinal dos tempos pós-pandémicos ou talvez tenha sido sempre assim, mas, falando a sério, a consciência do preço parece dominar o SEO hoje em dia e qualquer motociclista pode dizer-lhe que o preço sugerido é muitas vezes um fator importante na decisão final de compra. Mas não procure apenas nas listas de preços; em última análise, aspectos como a potência, o estilo de condução, a qualidade e a fiabilidade a longo prazo também são importantes.
A boa notícia é que, nos últimos anos, tem-se assistido a uma corrida de modelos pequenos e de média cilindrada a preços competitivos numa variedade de géneros, uma vez que os fabricantes têm procurado esse espaço cada vez mais lucrativo. Limitámos as nossas preferidas às que estão perto ou abaixo dos 7.000 euros e tentámos evitar as scooters de baixa cilindrada, as imitações chinesas e os exemplos para principiantes com um foco limitado. Estamos a falar de capacidade de autoestrada, pessoal, por isso talvez não sejam as mais baratas… Mas talvez as 4 motos mais acessíveis de 2023?
Triumph Scrambler 400 X 2024 | 6 295,00 €
Sim, sabemos que é suposto estarmos a falar de motos de 2023, mas as novas 400 da Triumph são tão atraentes, bem equipadas e com um preço tão bom que não havia forma de as evitar. Tanto a Speed 400 como a Scrambler 400 X têm um novo motor monocilíndrico de 398 cc com injeção de combustível e arrefecimento a líquido, com uma potência de 39,5 cv (29,4 kW) às 8.000 rpm e 37,5 Nm às 6.500 rpm de binário máximo, bem como um acelerador ride-by-wire com controlo de tração, mas somos atraídos pela Scrambler 400, um pouco mais cara e com scrambler, devido à sua suspensão de curso mais longo, roda dianteira maior de 19 polegadas e peso ainda respeitável de 179 kg – tornando as coisas mais fáceis de controlar tanto em estrada como fora dela.
Como máquina de 400 cc não específica para a estrada (mas com capacidade para todo-o-terreno), com peso inferior a 90 kg, suficientemente potente para se manter à frente do trânsito e com um preço inferior a 7 mil euros, a Scrambler ocupa uma pequena fatia do mercado e, quando se junta a sólida qualidade de construção da Triumph, a suspensão de primeira qualidade e um pacote de segurança decente, o resultado é uma escolha atraente – quer seja um novo condutor ou esteja apenas à procura de outra moto para a sua garagem.
KTM 390 Duke 2023 | € 6.723,00
A 390 Duke conquistou um lugar de destaque na categoria das motos de pequena cilindrada: Consegue ser tanto uma excelente moto para principiantes como uma excelente moto para condutores mais experientes. O mérito é do monocilíndrico ultracompacto de 373 cc com refrigeração líquida e de um quadro em treliça de aço leve, juntamente com uma grande variedade de componentes de qualidade e características de série. Estamos a falar de elementos como uma forquilha WP invertida, ride-by-wire, uma embraiagem deslizante e ABS de série. Acrescente um peso de 150 kg (a seco), uma distância entre eixos de 53,4 polegadas e uns alegados 43,5 cv / 32,0 kw e os principiantes serão privilegiados com toda a manobrabilidade e potência de que necessitam, mas também há capacidade suficiente para satisfazer a maioria dos motociclistas, independentemente do seu nível de habilidade. Resumindo, a KTM 390 Duke não é uma escolha fácil; mesmo com um monocilíndrico compacto de menos de 400 cc, a excelente relação peso-potência e a qualidade de condução bem selecionada da pequena Duke, aliadas a uma boa lista de tecnologia moderna, fazem dela uma excelente escolha para quase todos os condutores.
Kawasaki Z400 ABS 2023 | 6.790 €
A Z400 de média cilindrada da Kawasaki, consistentemente fiável, oferece um estilo de streetfighter simples, um motor de 399 cc divertido, uma condução ágil e uma estética apurada, tudo por menos de 7.000 euros. A melhor parte deste motor bicilindrico de 399 cc com refrigeração líquida pode ser uma curva de binário ampla e plana que não assusta os condutores principiantes, mas que pode ser aumentada quando for absolutamente necessário para emoções rápidas. No dinamómetro, registámos 33.4 kW {45 PS} / 10,000 rpm e 37 N•m {3.8 kgf•m} / 8,000 rpm de binário, melhor do que a maioria dos outros concorrentes com preços semelhantes. Uma embraiagem de assistência e deslizamento ajuda a controlar a entrega de potência extra-suave e, embora o ambiente natural da Z400 seja o das estradas, ainda pode ser espremido em estradas secundárias ou mesmo num circuito fechado, embora a ergonomia seja mais para a vertical do que para a corrida. O resultado final é uma moto viva, fácil de manobrar, leve, mas não intimidante, e que a maioria dos condutores não irá ultrapassar facilmente.
Royal Enfield Hunter 350 2023 | 4 487,00 €
Uma Royal Enfield? É inevitável numa lista de “Motos mais acessíveis” graças à proposta contínua de preço-valor. Mesmo dentro dessa variedade, a Hunter 350 continua a destacar-se, com o seu preço e um conjunto de características bastante impressionante: estilo clássico e atraente, manuseamento fácil, uma posição de condução neutra e um motor de 350 cc versátil e fiável. A Hunter utiliza o mesmo motor SOHC de duas válvulas arrefecido a ar que aparece na Classic 350 e na Meteor 350, mas graças a um peso alegado de 195 kg, sente-se mais ágil a baixa velocidade.
Se as especificações parecerem pouco impressionantes – apenas 14.87 kW@6100 rpm e um pico de binário de 27 Nm@4000 rpm – considere o facto de que o sistema ergonómico neutro da Hunter, a posição de condução vertical e a altura do assento relativamente baixa de 31,1 polegadas ainda se adequam a uma vasta gama de condutores.