A Triumph anunciou recentemente a sua intenção de participar nos Campeonatos Mundiais de SuperEnduro e EnduroGP da FIM em 2025, dando um impulso significativo ao seu programa de competição todo-o-terreno. A marca britânica também planeia competir no Campeonato AMA EnduroCross na América do Norte e em eventos selecionados ao longo da temporada.
Paul Edmondson, lenda do todo-o-terreno e quatro vezes Campeão Mundial de Enduro, foi nomeado para liderar o programa de enduro da equipa de fábrica Triumph Racing. Edmondson, que já tinha colaborado no desenvolvimento da mota de motocross TF 250-X e atuado como duplo de 007 em filmes da saga Bond, traz consigo uma vasta experiência para este novo projeto.
A marca também anunciou a contratação do piloto britânico Jonny Walker. Com 33 anos e três vice-campeonatos de SuperEnduro no currículo, Walker tem como objetivo conquistar o título mundial de SE em 2025, além de participar em provas de EnduroGP e AMA EnduroCross. A sua estreia com a Triumph está marcada para 5 de outubro, no Indoor Enduro of Champions, em Newcastle.
Embora os detalhes sobre as especificações, preço e disponibilidade da nova mota de enduro sejam ainda escassos, espera-se que seja uma evolução da TF 250-X de motocross, lançada este ano com um preço de 9.795 libras. A Triumph prometeu divulgar mais informações sobre o novo modelo ainda este ano.
Esta incursão no mundo do enduro marca uma nova era para a Triumph, que procura estabelecer-se como uma força competitiva nas modalidades todo-o-terreno, expandindo assim o seu já reconhecido legado no motociclismo.