A família Kawasaki Vulcan é aclamada mundialmente por proporcionar uma experiência de cruiser inigualável, perfeita para viagens longas. Ao longo da história, as Vulcans ganharam reconhecimento pela sua engenharia excecional, força robusta e estética animada. Atualmente, a Kawasaki concentra-se em servir diversas preferências, oferecendo uma gama de opções que satisfazem tanto os gostos desportivos modernos como as preferências tradicionais.
A linha Vulcan deste ano reflecte esta intenção, apresentando a desportiva Vulcan S, a clássica e intemporal Vulcan 900, a luxuosa bagger cruiser Vulcan 1700 Vaquero e a touring cruiser – a Vulcan 1700 Voyager. Com esta gama diversificada, a Kawasaki proporciona experiências com motos cruiser para motociclistas de todos os níveis, desde principiantes a entusiastas experientes. No entanto, houve uma altura em que a Kawasaki produziu uma Vulcan exclusivamente para os motociclistas mais exigentes. No entanto, muitos consideram-na como uma das melhores motos cruiser alguma vez produzidas por um fabricante japonês.
A família Vulcan foi inicialmente lançada em 1984, com modelos como a Vulcan 1500 e a Vulcan 1600 a estabelecerem padrões elevados para a empresa. No entanto, a Kawasaki desejava alargar ainda mais os limites. Assim, introduziram a Vulcan 2000, estabelecendo novos padrões de referência para a cilindrada do motor, potência e sensação de cruiser em 2004. Este movimento impulsionou as vendas da empresa e assegurou o seu domínio no mercado durante vários anos.
Embora atualmente existam motos cruiser maiores, como a Triumph Rocket 3 e a bela Ducati Diavel V4, a Vulcan 2000 foi a tentativa pioneira de ultrapassar uma cilindrada de 2000 cc no segmento das motos cruisers. Este artigo analisa o significado desta máquina icónica, a sexta Vulcan e a maior alguma vez produzida na popular família Vulcan. Apesar da sua relativamente curta duração de seis anos, até 2010, esta “muscle cruiser” teve, sem dúvida, um impacto em toda a indústria.
A Kawasaki Vulcan 2000 possui um motor de 2.053 cc, o maior para uma cruiser na altura, que atraiu a atenção dos entusiastas na altura e continua a atrair. A Kawasaki dedicou mais de três anos ao seu desenvolvimento para garantir um produto superior. Conceberam o grande motor bicilíndrico em V e afinaram-no para proporcionar uma potência impressionante, atingindo um pico de 104 cv no modelo de base em 2004, com um binário de 176.9 Nm e uma velocidade máxima de 200 km/h. Os modelos seguintes, produzidos até 2010, registaram melhorias de desempenho, atingindo 116 cv e 191 Nm. Uma corrente de transmissão primária Hyvo transferiu esta potência do motor para a caixa de transmissão de 5 velocidades que inclui uma embraiagem húmida de placas múltiplas.
Com um diâmetro e curso de 103 mm x 123,2 mm, o motor DOHC com injeção de combustível incluía os maiores pistões alguma vez utilizados numa moto, juntamente com bielas em liga de aço, volantes substanciais de 220 mm e cames duplos dentro do cárter de peça única, com hastes do lado direito a acionar quatro válvulas por cilindro. Também utilizava bombas de óleo e de água incorporadas, com a secção superior do motor a ser arrefecida por líquido, enquanto os dois terços inferiores beneficiavam de alhetas de arrefecimento para uma regulação óptima da temperatura.
Além disso, a moto possui tubos de escape duplos que correm paralelamente ao longo do quadro, emitindo o som clássico de um bicilíndrico, em parte graças à cambota de pino único. Os apoios de borracha do motor asseguram um funcionamento suave, enquanto os reguladores hidráulicos da folga das válvulas mantêm uma folga zero das válvulas para um desempenho mais silencioso.