Na recente Exposição de Motociclos de Chongqing, que decorreu até 16 de setembro de 2024, a indústria motociclística foi surpreendida com a apresentação de um novo modelo que promete agitar o segmento das supermotos. A Zhang Xue Motorcycle, uma emergente fabricante chinesa, revelou a sua mais recente criação: a ZX-500RR.
Esta supermoto, equipada com um motor de quatro cilindros em linha, surge como uma potencial rival para modelos estabelecidos no mercado, nomeadamente a Kawasaki ZX-4R. A ZX-500RR não é apenas mais uma adição ao mercado; representa a ambição crescente dos fabricantes chineses em competir diretamente com as marcas japonesas tradicionais.
Com uma potência declarada de 85 cavalos provenientes do seu motor de 500cc, a ZX-500RR supera a sua concorrente japonesa em termos de cilindrada. No entanto, a eficiência do motor da Kawasaki ZX-4R/RR, que produz 77 cavalos a partir de apenas 400cc, continua a ser notável.
A Zhang Xue Motorcycle apostou forte na performance, anunciando uma velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Mais impressionante ainda é o peso a seco de 168 kg, significativamente inferior aos 189 kg da ZX-4RR.
Por trás deste projeto está Zhang Xue, um empresário com um historial interessante no setor. Fundador da KOVE em 2017, Zhang liderou a marca até à sua estreia no Rally Dakar. Após a sua saída, fundou a Zhang Xue Machinery, mantendo o seu espírito inovador e competitivo.
A indústria motociclística chinesa tem demonstrado uma notável agilidade e rapidez no desenvolvimento de novos produtos. Zhang Xue já anunciou planos para lançar em 2025 a 820RR, uma moto equipada com um motor de três cilindros em linha, evidenciando a dinâmica acelerada que caracteriza os fabricantes chineses.
Este lançamento não só destaca o rápido progresso tecnológico da indústria motociclística chinesa, mas também sinaliza uma nova era de competição global no setor das supermotos. À medida que estas novas marcas emergem e desafiam os gigantes estabelecidos, os entusiastas das duas rodas podem antecipar uma evolução emocionante no design e performance das motos desportivas.
Source: Japan Webike
Comments 4