A Kawasaki Versys-X 300 é uma excelente moto de viagem com uma roda de 19 polegadas, equipada com um motor de 300 cc de dois cilindros (mas no Japão, por razões regulatórias, é usado um 250 cc) com cerca de 40 cv: uma moto que está viva em muitos países asiáticos e nos Estados Unidos.
Dado que o modelo ainda está em plena produção, parece quase absurdo pensar num protótipo de teste com as mesmas características, mas foi isso que os colegas indianos da Bikewhale apanharam durante um teste de estrada. Qual seria o objetivo de testar um modelo já em produção?
A razão pode estar no contexto específico da Índia, mas também pode ter repercussões nos nossos mercados “maduros”. Na Índia, quase todos os fabricantes mais activos no mercado (TVS, KTM, Honda, Yamaha, Royal Enfield, BMW, Bajaj, Hero, Yezdi, Suzuki, etc.) têm uma moto de aventura de cerca de 300/400 cc no seu catálogo ou, se ainda não a produziram, estão em vias de o fazer. Concretamente, o segmento das motos desta gama de cilindrada está muito difundido e tem volumes tão grandes que justificam uma luta até ao último… protótipo. Há dois caminhos seguidos pelos construtores: o da plataforma sobre a qual derivam vários modelos, mesmo de extracções diferentes (o caso da Yezdi ou, em parte, da Royal Enfield, por exemplo), e o das motos concebidas pontualmente, mas o conteúdo não muda: na Índia, encontramos uma variedade considerável de motos de cerca de 350 cc com rodas dianteiras de 21 ou 19 polegadas, e muitas delas não são importadas para a Europa.
A Kawasaki, com este protótipo, pode estar a planear introduzir a Versys-X no mercado indiano (onde a única Versys no mercado é a de 650 cc), uma vez que já tem um produto comprovado em casa que precisa apenas de algumas modificações para cumprir a norma de emissões BS6 e entrar na área das motos de aventura de 40 cv. O que nos faz hesitar, no entanto, é que a norma BS6 indiana não está muito longe da Euro 5, por isso – em teoria – uma vez que o motor da Versys-X 300 tenha sido atualizado, não seria assim tão complicado trazê-lo de volta para a Europa; Obviamente, esta é apenas uma hipótese que teria de ser testada com base nas condições do mercado europeu, onde, além disso, a Royal Enfield Himalayan 450, a KTM 390 ADV, a CFMOTO 450 MT, a Honda CRF 300, a BMW G 310 GS, a Voge Valico 300 Rally, para citar apenas alguns dos prováveis concorrentes, estão a obter, em maior ou menor grau, bons números de vendas.
Então, Kawasaki, porque não trazer a Versys-X de volta à Europa? O mesmo se pode dizer de outra grande ausente neste segmento, a Suzuki, que depois de nos privar da V-Strom 250 de dois cilindros (que, no entanto, era uma crossover, e não uma Adventure, dada a roda dianteira de 17 polegadas) tem uma V-Strom 250 SX de um cilindro e 26,5 cv com uma roda dianteira de 19 polegadas na sua lista na Índia. Mais uma vez, não há sinais de uma exportação para o Velho Continente.