Fabio Quartararo terminou os testes de MotoGP no Qatar com o 14.º melhor tempo. O piloto da Monster Energy Yamaha continuou a trabalhar com a equipa na melhoria da YZR-M1, mas continua a haver um longo caminho a percorrer.
O francês explicou à imprensa que há duas áreas principais a melhorar: ‘Há muito trabalho para fazer, em várias coisas. a Aderência traseira é um dos principais aspetos, mas em especial a viragem e a aderência traseira. Estive atrás do [Enea] Bastianini na simulação de Sprint e tive a hipótese de ver várias coisas que estão a fazer muito melhor do que nós, portanto é uma boa informação para nós’.
No que toca aos progressos efetuados esta terça-feira, Quartararo admitiu que não foram consideráveis: ‘Progresso? Hoje não fizemos muito, mas as condições de pista foram melhores. A questão é que não conseguimos realmente encontrar o limite muito… não digo facilmente, mas há mais num certo momento da nossa moto. Mas creio que temos margem para melhorar. Mas temos de encontrar estas coisas que nos farão ganhar alguma aderência e não fazer o pneu quebrar assim tanto’.
É inegável que a Yamaha tem de fazer progressos consideráveis. O campeão de 2021 foi questionado sobre se está agradado com o ritmo a que esses estão a acontecer, respondendo: ‘Penso que precisamos de mais tempo. Há o novo engenheiro que chegou dos Vermelhos [Ducati; Max Bartolini] que chegou há seis semanas. Por isso precisamos de mais tempo, de mais testes. Precisamos de mais três/quatro meses para ver a melhoria da moto, mas oxalá consigamos sentir’.
E está Quartararo preparado para esperar esse tempo antes de definir o seu futuro? ‘Depende, veremos. Mas acredito muito no projeto, creio que a Yamaha está a fazer… mesmo se neste momento é muito complicado, creio que eles estão a fazer o melhor deles. E não penso sobre estes três/quatro meses do meu futuro; estou a pensar em melhorar a nossa moto’, disse.
Este ano, a Yamaha conta com concessões que ajudam a acelerar o desenvolvimento da moto. El Diablo comentou: ‘É melhor com as concessões, claro. E ter alguém que tem a ideia do que é a moto mais veloz do paddock do ano passado, penso que ele sabe e ele precisa de mais tempo para ver onde podemos melhorar’.