A Jawa lançou recentemente um novo modelo, por agora apenas na Índia, mas não deixou de fazer um tributo às suas origens checas: a moto é a 42 FJ, numa alusão ao fundador da marca na República Checa em 1929, Frantisek Janecek.
Esta é a versão mais recente da Jawa 42, que chega três anos depois da última renovação. O motor é monocilíndrico, com potência aumentada para 29 cv graças a algumas atualizações – incluindo o crescimento da cilindrada para 334 centímetros cúbicos.
O quadro é em aço tubular, assim como o braço oscilante, havendo depois uma forquilha telescópica à frente. O sistema de travagem, com ABS, é composto de disco com pinça flutuante em cada uma das duas rodas.
Por falar em rodas, as jantes medem 18 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, numa moto com 790 milímetros de altura do assento e um depósito de gasolina com capacidade para 12 litros, pesando 184 kg.
Equipada com iluminação LED e ecrã digital no painel de instrumentos, a Jawa 42 FJ está à venda na Índia pelo equivalente de 2.100 a 2.400 euros.