A Motowatt é um fabricante francês de veículos eléctricos utilitários, e a nova Motowatt W1X é a sua primeira tentativa de criar uma moto eléctrica.
Poder-se-ia esperar, então, que fosse “apenas mais uma 125cc equivalente”, mas estaríamos enganados. É certo que os seus motores eléctricos são capazes de produzir um máximo de 25 kW, o que equivale a 34 cv, mas para se enquadrarem nas restrições da licença A1, é mais provável que a sua potência nominal seja de 11 kW (15 cv).
Mas a caraterística mais marcante do W1X é o facto de ambos os motores funcionarem numa roda cada. Ter um motor elétrico à frente e outro atrás é uma forma comum, no mundo automóvel, de conseguir a tração integral, e este foi o objetivo da Motowatt com a W1X, que é efetivamente uma moto com tração às duas rodas. Como tal, a moto utiliza um braço oscilante de uma face e um amortecedor descentrado tanto na traseira como na dianteira, em vez de uma forquilha no último caso.
No entanto, é pouco provável que a W1X desafie algo da gama Bimota Tesi, que utiliza um braço oscilante dianteiro em conjunto com uma direção centrada no eixo do cubo, quando se trata de aparência. Os dois motores axiais dão origem a rodas com um aspeto estranho, o peso da bateria é (como é geralmente o caso) difícil de ignorar e, apesar de ser apresentada como uma “neo-retro” (sim, mais uma), é difícil perceber de onde vem a qualidade retro.
Ainda não estão disponíveis todas as especificações da W1X – a moto acabou de ser anunciada, mas as entregas estão previstas para janeiro de 2025 e as pré-encomendas serão abertas a partir de março de 2024 – mas a Motowatt afirma que a autonomia é de 130 km, com um único carregamento, enquanto o carregamento de 20% a 80% demora 5,5 horas.