• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Estarão as motos de 400cc na moda, outra vez?

by Redação
Fevereiro 12, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Estarão as motos de 400cc na moda, outra vez?

Fonte: Aprilia.pt

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Lembra-se da “era dourada” das motos de 400 cc? Não, não é a CB400F da Honda de 1975-1977, que foi um fracasso na maioria dos mercados, mas que pelo menos lançou a chama das quatro cilindros “mini-superbike”. 

Não, estou a falar dos dias de glória do final da década de 1980 e início da década de 1990, quando as requintadas motos desportivas juniores, como a VFR400R/NC30 (da VFR750R/RC30), a ZXR400, a FZR400, a GSX-R400 e outras – sendo a VFR e a ZXR os exemplos óbvios.

RelatedPosts

Aprilia All Stars está quase aí: eis o que esperar

Triumph desenvolve nova Scrambler que foi «apanhada» a testar

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

As superdesportivas também não eram as únicas 400 da época. Nascidas das leis japonesas de licenças internas que restringiam os condutores principiantes a 250 cc a dois tempos ou 400 cc a quatro tempos, as maravilhas da estrada, como a 250 R1-Z da Yamaha, a Xanthus da Kawasaki e até a Goose 400 monocilíndrica da Suzuki.

https://www.visordown.com

As novas máquinas de 400cc que estão atualmente a ser lançadas – a nova ZX-4RR Ninja da Kawasaki, a iminente RS457 da Aprilia e as recém-lançadas Speed e Scrambler 400 da Triumph estão entre as mais relevantes – para não mencionar muitas outras que estão a surgir, 2024 já está a preparar-se para ser o início de uma NOVA era dourada das 400. 

A Aprilia parece ter a certeza de que vai criar outros modelos a partir do seu motor 457, tal como fez com a sua 660, tal como a Kawasaki e a Triumph. A Royal Enfield continua a apresentar 350, tem a sua Scram 411, parece estar a produzir uma HNTR 450 e seria negligente se não explorasse ao máximo a sua nova Himalayan 450 com refrigeração líquida. As ambiciosas marcas chinesas Zontes e CFMOTO têm uma gama de motos de 350-450cc com mais a caminho, incluindo a recém-revelada 450SR S para esta última. E até a Harley-Davidson, com a sua nova X440, exclusiva para a Índia, juntou-se à BMW (com a sua série G310) e à Jawa, propriedade da Índia, produzindo motos de 400cc construídas na Índia.

https://www.visordown.com
https://www.visordown.com

As palavras-chave são “Índia” e “400cc” – porque, sim, este renascimento das 400 é diferente. Enquanto a “era de ouro” das 400 dos anos 80/90 foi alimentada por uma peculiaridade japonesa que tornou as 400 extremamente populares e sofisticadas, mas, ao mesmo tempo, os regulamentos proibitivos da homologação tornaram os exemplos mais antigos muito baratos e, portanto, acessíveis para a importação, desta vez há um catalisador diferente. E esse catalisador é a Índia.

O gigante do Sul da Ásia é agora não só a nação mais povoada do mundo com uma tradição de transporte de motos, como o aumento do nível de vida e a industrialização estão a alimentar o crescimento das vendas de motos e uma mudança para motos de maior cilindrada. 

Em 2023, as matrículas de motos na Índia aumentaram pelo 14º ano consecutivo, desta vez 8,5%, para uns impressionantes 17,5 milhões de unidades. Ao mesmo tempo, há uma mudança em desenvolvimento dos tradicionais modelos de 350cc, como a clássica Bullet 350 da Royal Enfield, para máquinas um pouco maiores. Por isso, não estamos a falar exatamente de motos de 400 cc, mas de motos de cerca de 400 cc, como evidenciado pela Harley 440.

Tags: 2024400ccApriliaBMW MotorradMotasMotosNoticiasTriumph

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.