• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Mobilidade Sustentável

A equipa de veículos eléctricos do MIT está a fazer experiências com motos movidas a hidrogénio

by Redação
Novembro 13, 2024
in Mobilidade Sustentável, Novidades - Actualidade
0
A equipa de veículos eléctricos do MIT está a fazer experiências com motos movidas a hidrogénio

Fonte:https://www.rideapart.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Com os veículos eléctricos a bateria (BEVs) a entrarem no mercado global, é evidente que o futuro é, de facto, elétrico. Dito isto, há muitas pessoas que reconheceram o potencial da energia do hidrogénio – tanto no que diz respeito à sua utilização como célula de combustível para alimentar veículos eléctricos, como também como fonte de combustível para motores de combustão interna.

Já falámos de algumas iniciativas centradas no hidrogénio de empresas como a Yamaha e a Fraunhofer IWU. Desta vez, foi o Instituto de Tecnologia de Massachusetts que apresentou as suas iniciativas movidas a hidrogénio. A equipa de veículos eléctricos do MIT tem uma longa experiência na construção e condução de veículos eléctricos inovadores. Desta vez, a equipa dedica-se ao mundo das duas rodas e aventura-se a construir motos eléctricas movidas a hidrogénio em 2024.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Em outubro de 2023, a equipa de veículos eléctricos do MIT realizou uma demonstração bem sucedida do seu protótipo movido a hidrogénio. Para tornar tudo ainda melhor, a equipa não está a guardar o protótipo só para si. A nova máquina de hidrogénio-eléctrica foi concebida como um protótipo de código aberto, com todos os planos disponíveis online. Isto significa que o desenvolvimento pode continuar e expandir-se à medida que outros componentes podem ser instalados e mais experiências podem ser realizadas no protótipo.

Todo o projeto é liderado por Aditya Mehrotra, um estudante licenciado que trabalha com Alex Slocum, um professor de engenharia mecânica. Mehrotra tem-se concentrado em sistemas de energia e é também um entusiasta de motos, pelo que teve a ideia de uma moto eléctrica movida a hidrogénio. A equipa explicou que, embora as baterias tenham avançado muito nos últimos anos, continuam a ter as suas limitações. Uma das maiores limitações é o tempo de carregamento, já que mesmo os carregadores mais rápidos demoram vários minutos a carregar uma bateria. Entretanto, o reabastecimento com hidrogénio poderia, teoricamente, ser tão rápido como encher um depósito de gasolina.

Fonte:https://www.rideapart.com

Então, como é que tudo isto funciona? Num vídeo carregado no canal oficial do MIT no YouTube, Mehrotra explica que a moto a hidrogénio funciona de forma semelhante a uma moto eléctrica a bateria com um extensor de autonomia. Há um motor que acciona a roda e um controlador de motor que converte a energia CC em energia CA para o motor. Este controlador recebe energia de uma bateria e fornece-a ao motor para fazer girar a roda. Muito simples, não é? O sistema de hidrogénio funciona aqui em paralelo com a bateria, actuando como um carregador. Assim, à medida que a moto avança, esgota a bateria que, por sua vez, é continuamente recarregada pela célula de combustível de hidrogénio.

Mehrotra explica que, enquanto a potência média de saída da bateria for inferior à potência média da célula de combustível de hidrogénio, a bateria nunca fica sem carga. Quando a célula de combustível se esgota, é tão simples como substituí-la por uma nova, algo que demora alguns segundos ou, no máximo, alguns minutos.

Tags: 2024eletricasHidrogénioMITMotasMotosNoticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.