• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

48 cilindros numa moto – porque não?

by Redação
Fevereiro 9, 2024
in Novidades - Actualidade
0
48 cilindros numa moto – porque não?

Fonte:https://www.moto.it

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Esta loucura é da autoria de Simon Whitelock e foi baptizada de Tinker Toy (nome derivado do Museu Aéreo de Duxford, onde se encontram várias fortalezas voadoras), já conhecido por ter feito algumas outras motos a partir de combinações de motores. Trata-se de uma moto, ou melhor, de um motor em torno do qual foi construída uma moto, o que é verdadeiramente incrível. Lê-se bem, 48 cilindros, um recorde não só no domínio das motos, mas também no domínio dos desportos motorizados. Para o conseguir, Simon, um engenheiro apaixonado, utilizou 16 motores da antiga Kawasaki KH 250, ou seja, 16 unidades do motor de três cilindros em linha a dois tempos utilizado na KH de 1979. Para conseguir esta loucura, ligou seis bancos de cilindros, três linhas de 16 cilindros cada, sobrepostos longitudinalmente e ligados por cremalheiras e correntes de distribuição.

Na verdade, existe um quadragésimo nono cilindro, um 125cc, que serve de motor de arranque para todo o conjunto de cabeças, cilindros e pistões que tornam este objeto digno de um museu dedicado à ciência e tecnologia. Por incrível que pareça, a máquina funciona e, embora se deva admitir que é preciso alguma coragem para subir a uma moto destas, com o seu simpático peso de cerca de 600 kg, para dar uma volta, agora até já foi dada autorização para circular em Inglaterra.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

A alimentar a sede de ar e gasolina de uns bons 4,2 litros de capacidade cúbica total está um conjunto de seis carburadores posicionados na frente da moto e equipados com o clássico filtro de rede das mais comuns especialidades. Quanto ao resto, a “moto” tem uma caixa de velocidades e um veio de transmissão final de origem BMW, um robusto quadro em tubo de aço e a roda dianteira de uma antiga Honda Goldwing. Foram adicionadas molas adicionais à forquilha no exterior das braçadeiras para suportar o peso da moto, mas a moto mantém uma linha clássica, decididamente dos anos setenta.

Fonte:https://www.moto.it
Fonte:https://www.moto.it

Talvez em termos de ergonomia a moto não seja muito bem sucedida, mas como peça de exposição poderia causar uma boa impressão na sua sala de estar. Se estiver interessado, parece que a moto estará à venda na casa de leilões Bonhams em abril, no próximo Salão Internacional de Motociclos Clássicos na primavera, com uma oferta inicial de 51.000 USD.

Tags: 202448 CilindrosMotasMotosNoticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.