A Kawasaki apresentou o seu mais recente veículo aéreo, que é equipado com o motor em de 998 cc que se encontra numa Kawasaki H2R.
A H2R é uma moto bastante famosa, em parte por ser sobrealimentada e em parte pelos números que produz – 330 cv são a principal caraterística
É uma potência impressionante para uma moto, mas o que dizer de um helicóptero, ou, mais especificamente, de um helicóptero sem piloto?
Bem, é suficiente para levantar 200 kg ao nível do mar (ou 100 kg a 3.100 m acima do nível do mar), como a Kawasaki prova no seu recente vídeo de apresentação do novo veículo, que parece de facto – pelo menos aos nossos olhos não especializados – bastante semelhante a um helicóptero. Isto significa que quase se poderia levantar uma… Kawasaki H2R, com um motor idêntico ao seu. Ou então, pode retirar o motor da H2R, colocá-lo no drone (chamado K-Racer-X2) e levantar a restante moto com o seu próprio motor. Útil, por exemplo, se se deparar com uma grande colina sem estradas.
A utilização de um motor de quatro cilindros em linha faz com que o K-Racer-X2 soe um pouco diferente do helicóptero normal, embora a sua velocidade de funcionamento constante enquanto está no drone o torne um pouco menos apelativo. Afinal, talvez o melhor lugar para um motor de moto seja numa moto?
O projeto K-Racer – que significa “Kawasaki Researching Autonomic Compound to Exceed Rotorcraft” (o que é, obviamente, excecionalmente cativante) – foi originalmente anunciado em 2021, com a ideia básica de simplificar a logística de levar mantimentos a pessoas em regiões remotas e montanhosas, muitas das quais no Japão. Atualmente, a autonomia é um problema – a Kawasaki considera que o K-Racer-X2 tem uma autonomia de aproximadamente uma hora.