• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Moto3 precisa de mudar; motores maiores e fornecedor exclusivo em cima da mesa

by Redação
Agosto 24, 2024
in Desporto
0
Moto3 precisa de mudar; motores maiores e fornecedor exclusivo em cima da mesa

Daniel Holgado SPA Red Bull Tech3 GasGas Moto3 GP UK 2024 (Circuit Silverstone) 02-04.08.2024 photo: Lukasz Swiderek? www.photoPSP.com? @photopsp_lukasz_swiderek?

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Desde a sua criação em 2012, o Moto3 nunca mudou ao nível técnico, mantendo-se com motores monocilíndricos de 250 centímetros cúbicos. No entanto, desde então a estatura dos pilotos tem aumentado e as motos estão a tornar-se demasiado pequenas, o que leva a pensar em mudanças para o futuro.

Luca Boscoscuro, o dono da SpeedUp, sugeriu ao site GPOne.com motores bicilíndricos com 400cc ou 500cc de cilindrada, até para diminuir a diferença face às Moto2 atuais. E relembrou que há fabricantes com bons motores desse tipo, como a Aprilia.

RelatedPosts

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

Motul renova com WSBK até 2030

E os restantes? Para uma introdução de novas regras em 2027, ainda teriam dois anos para se prepararem. Entretanto, o diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, também reconheceu que algo tem de mudar: ‘É verdade que os pilotos atuais são maiores em média do que no passado. Ultimamente vi pilotos na Red Bull Rookies Cup e outros campeonatos jovens que são muito altos para o Moto3. Há dois anos, o Filippo Farioli era pelo menos uma cabeça mais alto do que o piloto finlandês Rico Salmela. Concordo. Temos de pensar em alguma coisa’.

O executivo espanhol espera que o assunto esteja esclarecido ainda este ano: ‘Podemos pensar sobre algo novo para 2027 só se consultarmos as fábricas. Ainda estamos a pensar e espero que tenhamos mais clareza por altura do fim da época’.

Um técnico de topo envolvido no campeonato, não identificado, disse ao GPOne.com que está inclusive a ser equacionada a possibilidade de ter um fornecedor único, como a Triumph no Moto2: ‘Estamos a discutir e a esclarecer que direção devemos seguir para o futuro do Moto3. Estão a ser discutidas duas opções. Poderíamos escolher uma configuração de motor diferente, e estamos também a discutir se designamos ou não um fornecedor único se este pacote mostrar ser o programa correto para o campeonato’.

Atualmente, o Moto3 tem, no essencial, dois grandes construtores: o Pierer Mobility Group com as suas marcas GasGas, Husqvarna e KTM, assim como a parceira CFMOTO; e a Honda. Motores de 400cc ou 500cc poderiam afastar alguns fabricantes de potencialmente pretenderem ter programas, mas pelo menos na Europa não faltariam potenciais interessados, desde a Aprilia à Ducati, passando até pela SWM, entre outros.

Related

Motul renova com WSBK até 2030

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Motul renova com WSBK até 2030

A MOTUL continuará como Patrocinador Principal em 2026, assinalando o décimo aniversário da sua colaboração com o WorldSBK e mantendo a sua forte visibilidade em toda a série....

Read moreDetails

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

ALL RIGHTS RESERVED

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.