• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Protótipo da CFMOTO MT-X está pronto para produção

by Redação
Janeiro 31, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Protótipo da CFMOTO MT-X está pronto para produção

Fonte:CFMOTO.pt

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Em novembro, a CFMOTO deu uma forte pista sobre os seus próximos modelos ao mostrar uma série de protótipos de motos na feira EICMA em Milão. Uma delas foi a moto de aventura MT-X e, apenas alguns meses depois, tivemos o nosso primeiro contacto com a versão de produção devido ao registo oficial do design da futura moto.

Apesar de a CFMOTO não ter revelado muitos detalhes sobre a MT-X na altura, esta baseava-se claramente no motor LC8c bicilíndrico concebido pela KTM e utilizado nos actuais modelos Ibex da CFMOTO. A CFMOTO e a KTM são, evidentemente, parceiras numa parceria chinesa, e a CFMOTO há muito que tem a tarefa de fabricar motores para utilização nas motos da KTM, pelo que não se trata de um caso em que a China está a roubar uma marca ocidental, mas sim de uma cooperação entre as duas empresas. Atualmente, a CFMOTO utiliza a versão de 799 cc do LC8c, dos modelos de entrada 790 Duke e 790 Adventure, em vez das versões de 889 cc (“890″) ou das novas versões de 947 cc (“990″) utilizadas nos modelos KTM de gama alta.

RelatedPosts

Royal Enfield e CFMoto de mãos dadas? Parceria estratégica no segmento de baixa cilindrada promete revolucionar

CFMoto apresenta nova submarca económica CFLite

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

No entanto, enquanto a 800MT está orientada para a utilização na estrada e para o turismo, deixando uma distância bastante clara entre esta e a KTM 790 Adventure, mais apta para o todo-o-terreno, o conceito MT-X preenche essa lacuna e a versão de produção apresentada nestas ilustrações parece ser uma concorrente direta.

Fonte:https://www.cycleworld.com

As semelhanças com a KTM são mais acentuadas do que o motor. O quadro de aço tubular é quase idêntico ao utilizado na 790 Adventure, e a 800 MT-X de produção (o título provável para este modelo quando chegar às salas de exposição) até utiliza a mesma disposição do depósito de combustível duplo de baixa inclinação que a KTM utiliza. Claramente visíveis nestas imagens CAD, os depósitos não são idênticos aos da KTM, mas estão na mesma posição e oferecem as mesmas vantagens. Estas incluem um centro de gravidade mais baixo, tornando a moto mais fácil de manusear quando os depósitos estão cheios, bem como permitindo um assento mais comprido e plano, ao estilo motocross, e evitando a posição de condução com as pernas abertas que um depósito largo e montado num ponto alto poderia forçar.

A partir destes designs, torna-se claro que a versão “conceptual” da MT-X na EICMA era, na realidade, a moto de produção. As principais diferenças são o silenciador do escape – a versão conceptual tinha um sistema Akrapovič em vez deste, com uma extremidade maior – e ligeiras alterações na carenagem. O conceito tinha carenagens sobre os discos de travão, por exemplo, que desapareceram na versão de produção, enquanto a moto de produção também ganha um assento mais esculpido e algumas barras de apoio para o passageiro que não estavam presentes na versão de apresentação. Para fins práticos e de conformidade legal, existe também um novo guarda-lamas dianteiro de encaixe perfeito por baixo da versão de motocross mais alta.

Fonte:https://www.cycleworld.com
Fonte:https://www.cycleworld.com

Nunca houve qualquer dúvida de que o MT-X daria origem a um modelo de produção – mesmo quando foi revelado em novembro, a CFMOTO afirmou que estaria “disponível muito em breve” – mas agora que o design da versão de produção foi registado, parece que poderá estar pronto para ser lançado em breve.

Tags: 2024CFMOTOMotasMotosMT-X ConceptNoticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.