• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 14, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Ensaio – Suzuki V-Strom 1050 DE – a mais aventureira

by Redação
Janeiro 29, 2024
in Destaque Comércio, Ensaios e Comparativos, Novidades - Actualidade
0
Ensaio – Suzuki V-Strom 1050 DE – a mais aventureira

Fonte:Moteo

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Vários anos depois do aparecimento da saga V-Strom, eis que a Suzuki apresenta a nova versão 1050DE, a mais aventureira de sempre, onde apostam fortemente num melhor desempenho em fora de estrada. Estremoz e o Alto Alentejo foram as zonas escolhidas para a apresentação nacional, e a revista Motociclismo esteve lá.

Foi em 2002 que surgiu a primeira V-Strom, na época um modelo com 996 cc e aspirações bastante estradistas. Seguiram-se várias atualizações e diversas versões, mantendo sempre o mesmo conceito de trail de estrada.

RelatedPosts

Suzuki patenteia solução de motor com sensor de gases mais protegido e dimensões compactas

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Suzuki patenteou novo sistema de válvulas de temporização variável para a V-Strom 250 e GSX-250R

Este ano, a V-Strom surge com duas versões, sendo a “standard” XT aquela que mantém a filosofia original, e esta versão DE (Dual Explorer) que testamos nesta edição, a que rompe com a tradição e alarga os horizontes de utilização deste modelo, apontando para “outros caminhos”.

A TRADIÇÃO É PARA MANTER (SÓ QUE NÃO)

Fonte:Moteo

O quadro dupla trave em alumínio e o motor bicilíndrico em V são elementos tradicionais na V-Strom e mantém-se nesta mais recente encarnação, com a particularidade de existirem algumas diferenças entre o quadro da versão standard e da versão DE, nomeadamente ao nível do ângulo da coluna de direção.

A silhueta atualizada continua a ir buscar inspiração a outro modelo icónico da marca, a DR800, usando linhas dianteiras semelhantes, o farol retangular que atualmente é LED e uma aparência geral esguia e alta. A traseira é bastante compacta com o assento corrido estreito e com uns discretos suportes para as malas laterais que estarão disponíveis em breve. O vidro frontal da 1050DE é mais curto do que o da versão standard, no entanto oferece uma boa proteção e é regulável com recurso a ferramentas básicas.

O que rompe mesmo com a tradição é a nova jante de 21 polegadas, instalada nesta versão pela primeira vez na história deste modelo.

As aspirações a um melhor comportamento fora de estrada são notórias em vários pormenores técnicos.

BONS CAVALOS

Fonte:Moteo

1037 centímetros cúbicos são quanto basta para produzir bons 107 cv de potência, com um binário interessante e uma elasticidade pouco habitual, quase fazendo lembrar o comportamento de alguns tricilíndricos. Este motor, não sendo novo, é uma evolução da geração anterior e a Suzuki apostou em êmbolos forjados e válvulas de escape ocas com enchimento de sódio de forma a reduzir a temperatura de funcionamento e com isso otimizar a performance desta unidade motriz.

A moderna centralina IMU de 6 eixos e o acelerador ride-by-wire permitem agora a existência de três mapas de motor com diferentes entregas de potência e ajuste das ajudas eletrónicas, mais um modo “G” dedicado à condução em gravilha e fora de estrada. Este modo permite um escorregamento controlado da roda traseira, intervindo quando as coisas começam a ficar demasiado “atravessadas”.

Ao nível da transmissão também existem algumas novidades: na caixa de velocidades as relações da primeira e sexta foram aumentadas de forma a permitir uma maior gama de funcionamento em fora de estrada (no caso da primeira), e uma rotação mais baixa em velocidade de cruzeiro (no caso da sexta). A transmissão final também foi modificada, apresentando uma cremalheira maior de 45 dentes em vez dos 41 do modelo anterior.

Por sua vez, a embraiagem hidráulica assistida (Suzuki Clutch Assist System) também apresenta algumas funcionalidades adicionais. Para além de ser deslizante, tem uma assistência no momento do início da marcha que ajusta as rotações do motor de forma a não ir abaixo.

Com tudo isto, o motor mostra-se muito equilibrado, nunca faltando potência e com o binário máximo disponível desde muito cedo.

Em conjunto com a nova caixa de velocidades que se apresenta bem escalonada, sentimos que temos sempre a mudança certa engrenada, já que é possível utilizar uma ou outra mudança obtendo sempre uma boa resposta.

A destacar também a introdução do quickshifter bidirecional, também uma estreia na gama V-Strom. O funcionamento é bastante bom, no entanto o tato é algo duro, sendo necessária alguma força no pedal esquerdo para efetuar as trocas.

DINÂMICA AVENTUREIRA

Fonte:Moteo

Não é segredo nenhum que a V-Strom sempre foi uma boa estradista.

Vários anos de evolução aprimoraram o modelo, melhoraram a performance, o conforto e a estética. Desta vez, com a versão DE a casa de Hamamatsu foi mais longe e desenvolveu uma moto com uma vertente fora de estrada mais vincada.

Partindo do mesmo quadro da versão XT, foram introduzidas várias alterações por forma a potenciar a capacidade da V-Strom em lidar com terrenos diferentes. O quadro sofreu alterações à geometria da coluna de direção, passando de 25,4° para 27,3° e foi utilizado um guiador 4 centímetros mais largo melhorando a estabilidade da moto em condução fora de estrada. O braço-oscilante também passou a ser mais comprido e com isso viu aumentada a distância ao solo para uns generosos 190 mm. Para tal, contribuem igualmente as novas suspensões Kayaba, com forquilha invertida de 43 mm completamente ajustável e que apresenta um curso de 170 milímetros. O acerto de fábrica esteve muito bem durante todo o teste, no entanto fica a ideia de que será um acerto standard mais vocacionado para estrada.

Na secção traseira, o monoamortecedor com 168 milímetros tem apenas regulação em pré carga.

A fechar estas alterações mais significativas, estão as jantes e os pneus. Pela primeira vez, a Suzuki aplica jantes raiadas de 21 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, “embrulhadas” por pneus Dunlop Trailmax Mixtour que deixaram muito boas sensações.

A travagem é assegurada por conjuntos Tokico com disco duplo de 310 mm e pinças monobloco de montagem radial com ABS, complementados por um disco traseiro de 260 mm com ABS desconectável para uso fora de estrada.

ELETRÓNICA APRIMORADA

Fonte:Moteo

S.I.R.S (Suzuki Inteligent Ride System) é a sigla utilizada para o conjunto de ajudas eletrónicas à condução que equipa este modelo.

Para além dos habituais ABS e controlo de tração que são configuráveis em função da nossa condução e gosto pessoal, inclui também funcionalidades como o cruise control, os mapas de motor , o ABS de ação variável em função da inclinação e da carga, o hill hold que segura a moto durante 5 segundos facilitando o arranque em subida e a assistência de baixa rotação que compensa a queda de rotações e o trabalho da embraiagem durante o arranque, tentando garantir que a rotação do motor não passe abaixo do valor de ralenti normal.

Estas funcionalidades e respetivos menus são controladas por alguns botões em ambos os punhos e visualizadas no TFT de 5 polegadas a cores que mostrou uma boa visibilidade durante todo o ensaio, mesmo com o sol a incidir diretamente.

O ecrã que tem uma apresentação cuidada e muita informação em permanência, é fácil de usar e de rápida adaptação. Gostei particularmente da informação do taquímetro, que mantém o aspeto analógico, com escala circular e “ponteiro”, que hoje em dia começa a ser raro. A utilização dos menus é intuitiva e relativamente simples.

Ainda falando de eletrões, a V-Strom está equipada com uma prática ficha USB junto do painel de instrumentos e também com uma tomada de 12v (tipo ficha de isqueiro) debaixo do banco.

CONCLUSÃO

Fonte:Moteo

A nova V-Strom 1050DE rompe de facto com a tradição deste modelo, procurando chegar a utilizadores mais aventureiros. A Suzuki não se limitou a colocar umas jantes e suspensões diferentes, procurou sim fazer alterações de raiz que otimizam o uso fora de estrada e com isto estabelecer novos horizontes de utilização (e de utilizadores).

Fácil de utilizar, confortável e eficaz são as sensações que ficam mais marcadas. A utilização em estrada surpreendeu muito, uma vez que, e apesar das características específicas desta versão, o comportamento dinâmico foi exemplar em todos os aspetos. Nota-se um pouco o efeito da jante de maior diâmetro na frente, uma vez que as transições de uma curva para outra se tornam um pouco mais demoradas, mas isso não impediu que se conseguisse rolar num ritmo entusiasmante por estradas sinuosas de montanha. Fora de estrada (embora tenhamos rolado pouco) o comportamento é intuitivo, tendo o modo “gravel” contribuído para esta facilidade de utilização.

A posição de condução e a ergonomia a bordo é muito agradável, com o guiador a uma distância e altura adequada a diversas estaturas e o pequeno vidro frontal é surpreendentemente eficaz na proteção aerodinâmica do corpo. A moto é alta e o seu peso de 252 kg é algo elevado, mas de alguma forma, parece ser muito menos do que os números indicam.

A lista de equipamento opcional e acessórios é extensa e inclui punhos aquecidos, bancos de diferentes alturas, diversos tipos de proteções e opções de bagagem, essenciais para quem quer partir à aventura.

A V-Strom 1050DE está disponível em três esquemas de cores, amarelo, azul e preto e já se encontra disponível nos concessionários da marca.

SUZUKI V-Strom 1050DE

MOTOR bicilíndrico em V a 90°, refrigeração líquida

CILINDRADA 1037cc

POTÊNCIA 79kW (107cv) @ 8500rpm

BINÁRIO 100Nm @ 6000rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO dupla trave em alumínio

DEPÓSITO 20 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida de 43 mm, 170 mm de curso, completamente ajustável

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor regulável na pré-carga da mola, 168 mm de curso

TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 310mm, pinças de montagem radial com ABS

TRAVÃO TRASEIRO disco de 260 mm, ABS desconectável

PNEU DIANTEIRO 90/90 R21

PNEU TRASEIRO 150/70 R17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1595 mm

ALTURA DO ASSENTO 880 mm

PESO 252kg (ordem de marcha)

P.V.P. 15.990 €

Tags: 2024NoticiasSuzukiV-Strom 1050DE

Related

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

A Triumph Street Triple Moto2 Edition apresenta-se como a versão mais focada e mais próxima do universo de competição alguma vez oferecida pela marca britânica Triumph Motorcycles. Limitada...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.