• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Clássicos sobre duas rodas desafiam o mau tempo no Portugal Lés-a-Lés Classic

by Daniel Rhodes
Maio 11, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Clássicos sobre duas rodas desafiam o mau tempo no Portugal Lés-a-Lés Classic
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Chuva, motos antigas e cultura popular marcaram uma jornada intensa na segunda etapa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic, entre Chaves e Vila Nova de Famalicão.

Nem a intempérie travou os apaixonados pelas motos clássicas. Enfrentando condições meteorológicas adversas, desde nevoeiro a granizo, os participantes da segunda etapa do Portugal de Lés-a-Lés Classic mantiveram o entusiasmo bem visível nos rostos. A caravana saiu do Jardim das Caldas, em Chaves, ignorando as previsões de mau tempo e rumou a sul, passando por Soutelinho da Raia, Mexide e Vilar de Perdizes, terra marcada por tradições místicas e pelo legado do Padre Fontes, figura maior da medicina popular transmontana.

RelatedPosts

Estreia do Lés-a-Lés Classic resiste à intempérie e conquista o Nordeste

Lambretta desafia aventureiros a cruzar Portugal de Norte a Sul sobre duas rodas

Portugal de Lés-a-Lés 2025 promete aventuras e emoções de Norte a Sul; Tem tudo para esgotar inscrições

As paisagens pitorescas e as estradas serpenteantes continuaram a guiar os motociclistas até Montalegre, onde uma paragem inesperada se revelou um dos pontos altos do dia: a visita ao “Armazém de Memórias” de José Costa. O espaço, localizado entre vários concelhos do Norte do país, alberga mais de 600 motos e motorizadas — cerca de metade em processo de restauro — assim como automóveis clássicos, rádios antigos, telefones, relógios e peças de porcelana. Para o antigo empresário da construção civil, a paixão começou com a recuperação do Peugeot 403 do pai, dando início a uma colecção que inclui desde um Buick de oito cilindros até uma rara Motobecane de 1919.

A diversidade do acervo impressionou até os mais experientes, como o ex-piloto Francisco Sande e Castro, que confessou a surpresa perante a quantidade de modelos portugueses ali expostos. Ao volante da sua Yamaha Ténéré, adquirida há 35 anos, seguiu viagem rumo a Salto, onde a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal preparou o almoço.

Durante a tarde, o percurso continuou por algumas das mais belas estradas do dia, bordejando a albufeira do Alto Rabagão, até alcançar os bosques centenários de Torrinheiras e Travassô. A chuva teimava em cair, mas não chegou para apagar o encanto do percurso nem o espírito dos participantes, entre eles João Paulo Dias, que seguia numa BMW R26 de 1959 improvisadamente reparada após uma avaria no quadro. Já Vasco Barbosa retomou o curso a solo após desmontar o sidecar da sua Vespa 150 Sprint V devido a problemas mecânicos.

Com engenho, resistência e boa disposição, o grupo contornou o congestionamento do Vale do Ave até chegar, ainda molhado mas animado, a Vila Nova de Famalicão. A recepção ficou a cargo do Moto Clube Escorpiões, mas antes do merecido descanso, houve tempo para uma derradeira paragem: a visita à colecção privada de José Artur Campos Costa, vice-presidente da Federação de Motociclismo de Portugal.

Num espaço recheado de motos de competição históricas, os visitantes puderam admirar verdadeiras relíquias: a FN Four de 1910, a Indian Hendee Special de 1914, a primeira Honda CB750 matriculada em Portugal e ainda máquinas com pedigree mundial, como a Suzuki XR34 de Graziano Rossi e a Yamaha com que Wayne Rainey foi campeão do mundo. Peças que contam não só a história das duas rodas, mas também a paixão que move coleccionadores como Campos Costa, que confessou ter trocado uma presença no Grande Prémio de França por esta visita: “É um prazer especial partilhar esta paixão com quem a sente verdadeiramente.”

À chegada, com o sol finalmente a romper entre as nuvens, os motociclistas já pensavam na derradeira etapa, que os levará de Vila Nova de Famalicão a Lamego, encerrando uma aventura que certamente ficará na memória de todos os participantes.

Tags: Portugal Lés-a-Lés

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.