Quase todos os fabricantes manifestaram interesse em desenvolver novas plataformas, com alguns até a unirem forças no desenvolvimento de novas plataformas eléctricas que acabarão por dar origem a uma vasta gama de modelos.
Temos visto todos os tipos de fabricantes da Europa a associarem-se a marcas da China e da Índia para simplificar o desenvolvimento de novos modelos e, ao mesmo tempo, tirar partido das capacidades de fabrico. A KTM e todas as suas empresas irmãs têm uma parceria de longa data com a Bajaj – uma parceria que se espera que produza modelos elétricos num futuro não muito distante. A Zero Motorcycles também assinou um acordo com a Hero MotoCorp da Índia para que esta última venda as motos no mercado indiano.
Embora a maioria das parcerias comece normalmente com acordos de distribuição, acabam por ser muito mais abrangentes, com as duas empresas a unirem forças no desenvolvimento de novos modelos. Este parece ser, de facto, o caso da Hero MotoCorp e da Zero Motorcycles, uma vez que os relatórios dos investidores apresentados pelos meios de comunicação indianos revelam que as duas empresas estão a trabalhar em conjunto para desenvolver uma nova plataforma eléctrica.
Mais especificamente, no relatório Investor Interaction da Hero MotoCorp, datado de 23 de janeiro de 2024, foi revelado que a futura plataforma eléctrica dará origem a, pelo menos, quatro modelos diferentes de motos. A abordagem da Hero e da Zero será apresentada em duas fases. A primeira fase envolverá o lançamento de dois modelos de alto desempenho, ambos sustentados pela mesma tecnologia, mas com estilos de carenagem diferentes. Em seguida, a parceria oferecerá motos eléctricas de gama média, presumivelmente com o mesmo motor, embora ajustadas para um desempenho mais amigável para os condutores principiantes.
A Hero não é uma marca estranha no que diz respeito a motores eléctricos, uma vez que tem vindo a comercializar a sua submarca Vida totalmente eléctrica há já algum tempo. Espera-se que a colaboração entre a Hero e a Zero resulte em motos com tecnologia e desempenho semelhantes aos da Zero, mas com um preço muito mais acessível para uma gama mais vasta de condutores. Se os diapositivos da Hero servirem de referência, parece que pelo menos um modelo em cada fase será um modelo naked, enquanto o outro será um modelo mais desportivo com uma ergonomia mais agressiva. Para dar início ao desenvolvimento da nova plataforma, a Hero garantiu um investimento de 60 milhões de dólares em março de 2023.
É importante notar, no entanto, que no contexto do mercado indiano, o termo “alto desempenho” tem um significado ligeiramente diferente do que no mercado dos EUA e da Europa. Normalmente, as motos com motores superiores a 200 cc e potências superiores a 25 cv são consideradas de alto desempenho na Índia. Entretanto, na Europa, seriam consideradas nada mais do que máquinas para condutores principiantes. Embora as notícias de uma parceria entre a Hero e a Zero sejam de facto empolgantes, é provável que mesmo os modelos de “alto desempenho” resultantes da parceria não sejam tão potentes como a atual gama da Zero.