A Honda Africa Twin nasceu na competição, mais concretamente no Rali Dakar, que na altura, começava em Paris e terminava junto ao Lago Rosa, na Capital do Senegal. Em 1984, a Honda decidiu desenvolver um modelo específico para esta competição, a NXR 750, que em 1986 acabou por vencer o Paris-Dakar e continuou o domínio nos quatro anos seguintes.
Em 1988, a Honda decidiu lançar no mercado uma versão de estrada baseada na moto do Dakar, para celebrar os seus sucessos na competição. A Africa Twin XRV 650 RD03 de 1988 foi apresentada com um motor de quatro cilindros de 650 cc, produzindo 57 cv (42,5 kW) às 8.000 rpm e 52 Nm de binário às 6.000 rpm, e com gráficos inspirados na versão de competição.
Uma das principais características da XRV 650 Africa Twin era o seu sistema de suspensão, que era um dos melhores da altura, com uma forquilha telescópica dianteira de longo curso e um braço oscilante Pro-Link na traseira que proporcionava uma excelente absorção de choques em terrenos irregulares.
A sua versatilidade, capacidade off-road e conforto faziam desta moto uma das mais desejadas do mercado. Podemos mesmo acrescentar que este icónico modelo japonês continua a competir com os modelos de aventura mais recentes, apesar da sua “idade”.
Aproveitamos o facto de estarmos presentes na apresentação da nova Honda Africa Twin Adventure Sports para falar um bocado sobre a história deste modelo e a sua origem. Como seria de esperar a Revista Motociclismo irá revelar todos os pormenores do novo modelo japonês, fiquem atentos às nossa redes sociais e ao nosso site para mais novidades em breve!
4 CILINDROS????