A CFMoto revelou finalmente os detalhes da sua aguardada moto desportiva de três cilindros, a 675SR-R, um ano após a apresentação do protótipo inicial. Esta nova máquina promete agitar o segmento das motos desportivas de média cilindrada.
Com uma potência de 70kW (94cv) e um binário de 70Nm, a 675SR-R apresenta-se como uma séria concorrente no mercado. O seu peso a seco de 175kg, que sobe para 195kg em ordem de marcha, coloca-a numa posição competitiva face às rivais.
No entanto, os entusiastas podem ficar um pouco desiludidos com os números de potência, especialmente considerando que a CFMoto tinha sugerido anteriormente uma potência superior a 100cv. Porém, há indícios de que este motor tem potencial para mais: a potência máxima é atingida às 10.250 rpm, bastante abaixo do limite de rotação de 12.300 rpm.
O binário máximo de 70Nm às 8.250 rpm sugere uma afinação orientada para o desempenho a médias rotações, contrastando com motos como a Triumph Daytona 675, que atingia o binário máximo a rotações mais elevadas.
A nível de chassi, a 675SR-R utiliza uma estrutura em aço cromo-molibdénio com um braço oscilante em alumínio fundido. As suas dimensões apontam para uma moto ágil, com uma distância entre eixos de 1400mm e um ângulo de caster de 23,7 graus, mais agressivo que muitas concorrentes.
A moto vem equipada com quickshifter, embraiagem deslizante e até um cronómetro de voltas de série. No mercado chinês, será fornecida com pneus semi-slick CST desenvolvidos especificamente para este modelo.
Espera-se que a versão de exportação da 675SR-R seja apresentada no próximo salão EICMA, com as primeiras entregas previstas para o início de 2025.
A CFMoto parece estar a posicionar-se como um sério concorrente no segmento das desportivas de média cilindrada, oferecendo uma alternativa interessante às opções japonesas e europeias estabelecidas.