Depois de se ter verificado que entre os novos modelos 2024 apresentados pela Harley-Davidson no dia 24 de janeiro, estiveram as novas Pan America 1250 com acabamento CVO, a nova gama CVO com Road Glide, Road Glide ST e Street Glide, espera-se que um outro modelo marque, como dizem os vídeos teaser, “o início de uma nova era”
Hydra Glide 75 anos depois: há provas
De acordo com os colegas da Motorcycle.com, por exemplo, devemos esperar um Hydra Glide Revival como o representante de 2024 da gama Icon chamado para prestar homenagem a alguns modelos de prestígio do passado. A Hydra-Glide, como os amantes da marca bem sabem, foi introduzida pela primeira vez em 1949 e, portanto, este ano marcaria o seu 75º aniversário, uma data perfeita para celebrar a sua imagem e sucesso. É preciso dizer também, por uma questão de exatidão, que o modelo estreou inicialmente apenas como FL e foi em 1950 que se tornou também famoso como Hydra-Glide, precisamente para sublinhar o facto de ter abandonado a forquilha Springer pela hidráulica. Resumindo, é um marco e o seu regresso seria comprovado pelo California Air Resources Board, que entre os modelos Softail de 2024 tem um Hydra-Glide seguido do termo Revival listado. É claro que não há referência ao facto de ser ou não um modelo Icon. Esta redação foi iniciada em 2021 com o belo Electra Glide Revival seguido mais tarde pelo sinuoso Low Rider El Diablo em 2022 e depois em 2023 pelo charmoso Electra Glide Highway King.
Um nascer do sol do passado?
Isto é suficiente para sonharmos com o regresso da velha e querida Hydra. Para além da forquilha hidráulica, a original de há setenta e cinco anos foi uma das primeiras a utilizar o motor Panhead, um dos mais queridos da história da H-D. A nova, por outro lado, usará – novamente de acordo com os documentos californianos – o Milwaukee-Eight 114 de 1.868 cc comum aos outros modelos Softail, do qual esperamos que também herde o quadro. O que mais nos entusiasma, no entanto, é imaginar o estilo, que será uma reminiscência da FL original de 49. Esperamos, portanto, guarda-lamas envolventes, um único assento inclinado e um esquema de cores azul-petróleo ou, pelo menos, muito anos 50. Será que desta vez vai voltar a fazê-lo?