• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

A Öhlins estreia a suspensão semi-ativa SmartEC3 na Honda Fireblade SP de 2024

by Redação
Janeiro 25, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Fonte:https://hondanews.eu

Fonte:https://hondanews.eu

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Enquanto as motos desportivas de alta performance têm tudo a ver com motores potentes e plataformas leves, a suspensão desempenha um papel crucial para garantir que estas máquinas são capazes de estabelecer tempos por volta fantásticos. Afinal de contas, de que servem 200 cv se não conseguirmos percorrer as curvas a velocidades incriveis? Para além de toda a I&D que é feita nos motores, quadros e travões, melhorar o desempenho dos componentes da suspensão é algo que mantém os engenheiros e os entusiastas ocupados.

Escusado será dizer que a Öhlins é uma das marcas mais respeitadas quando se trata de suspensão – seja para carros, motos, todo-o-terreno e até bicicletas. Como tal, não é de surpreender que a Öhlins esteja na vanguarda da inovação no que diz respeito a todas as coisas relacionadas com a suspensão. Caso em questão: a nova SmartEC3, o seu mais recente sistema de suspensão semi-ativa concebido para superbikes topo de gama. O novíssimo sistema também não é apenas um conceito. De facto, fez a sua estreia na EICMA 2023 na Honda CBR1000RR-R Fireblade SP de 2024.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

Fonte:https://hondanews.eu

Portanto, sim, a Honda Fireblade SP é a primeira e até agora a única moto de produção a ostentar o novíssimo sistema SmartEC3 da Öhlins. Então, o que é que o torna tão especial? Bem, para começar, o SmartEC3 combina componentes de suspensão de classe mundial com controlos electrónicos topo de gama. Se os sistemas de suspensão ajustáveis manualmente da Öhlins já são considerados alguns dos melhores do mundo, o que seria de esperar se pudessem reagir às acções do condutor, ao terreno e às forças de travagem e aceleração a qualquer momento. De facto, é aqui que entra o Smart no SmartEC3.

Os engenheiros da Öhlins criaram uma configuração que optimiza continuamente o amortecimento com base no comportamento da moto e nas informações do condutor. No total, o SmartEC3 oferece quatro algoritmos de suspensão semi-ativa que consistem em Sport, Track, Rain e Manual. Todas estas definições podem ser seleccionadas em tempo real e ajustam o desempenho da suspensão de acordo com as preferências do condutor.

A forma como funciona é através do sofisticado Objective Base Tuning Interface da Öhlins, ou OBTi. O sistema facilita os ajustes da suspensão que têm em conta a travagem, a transferência de peso e a aceleração. Inspirado nos dispositivos de altura de condução traseira do MotoGP, o sistema melhora a aderência em curva, bem como optimiza a tração em travagens e acelerações fortes. Mais especificamente, o OBTi ajusta a transferência de peso durante a aceleração, baixando o centro de gravidade da moto. Isto melhora a tração na roda traseira, ao mesmo tempo que evita os “wheelies”. Entretanto, os algoritmos actualizados também podem ajustar as definições da suspensão de acordo com o peso do condutor, sugerindo a pré-carga e optimizando o amortecimento para um melhor desempenho.

Tags: 2024HondaMotasMotosNoticiasOhlinsSuspensões

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.