Enquanto as motos desportivas de alta performance têm tudo a ver com motores potentes e plataformas leves, a suspensão desempenha um papel crucial para garantir que estas máquinas são capazes de estabelecer tempos por volta fantásticos. Afinal de contas, de que servem 200 cv se não conseguirmos percorrer as curvas a velocidades incriveis? Para além de toda a I&D que é feita nos motores, quadros e travões, melhorar o desempenho dos componentes da suspensão é algo que mantém os engenheiros e os entusiastas ocupados.
Escusado será dizer que a Öhlins é uma das marcas mais respeitadas quando se trata de suspensão – seja para carros, motos, todo-o-terreno e até bicicletas. Como tal, não é de surpreender que a Öhlins esteja na vanguarda da inovação no que diz respeito a todas as coisas relacionadas com a suspensão. Caso em questão: a nova SmartEC3, o seu mais recente sistema de suspensão semi-ativa concebido para superbikes topo de gama. O novíssimo sistema também não é apenas um conceito. De facto, fez a sua estreia na EICMA 2023 na Honda CBR1000RR-R Fireblade SP de 2024.
Portanto, sim, a Honda Fireblade SP é a primeira e até agora a única moto de produção a ostentar o novíssimo sistema SmartEC3 da Öhlins. Então, o que é que o torna tão especial? Bem, para começar, o SmartEC3 combina componentes de suspensão de classe mundial com controlos electrónicos topo de gama. Se os sistemas de suspensão ajustáveis manualmente da Öhlins já são considerados alguns dos melhores do mundo, o que seria de esperar se pudessem reagir às acções do condutor, ao terreno e às forças de travagem e aceleração a qualquer momento. De facto, é aqui que entra o Smart no SmartEC3.
Os engenheiros da Öhlins criaram uma configuração que optimiza continuamente o amortecimento com base no comportamento da moto e nas informações do condutor. No total, o SmartEC3 oferece quatro algoritmos de suspensão semi-ativa que consistem em Sport, Track, Rain e Manual. Todas estas definições podem ser seleccionadas em tempo real e ajustam o desempenho da suspensão de acordo com as preferências do condutor.
A forma como funciona é através do sofisticado Objective Base Tuning Interface da Öhlins, ou OBTi. O sistema facilita os ajustes da suspensão que têm em conta a travagem, a transferência de peso e a aceleração. Inspirado nos dispositivos de altura de condução traseira do MotoGP, o sistema melhora a aderência em curva, bem como optimiza a tração em travagens e acelerações fortes. Mais especificamente, o OBTi ajusta a transferência de peso durante a aceleração, baixando o centro de gravidade da moto. Isto melhora a tração na roda traseira, ao mesmo tempo que evita os “wheelies”. Entretanto, os algoritmos actualizados também podem ajustar as definições da suspensão de acordo com o peso do condutor, sugerindo a pré-carga e optimizando o amortecimento para um melhor desempenho.