A Hero é atualmente o segundo maior construtor de motos do mundo em termos de volume e o primeiro na Índia: nos últimos anos, estabeleceu uma parceria com a Harley-Davidson para a produção na Índia de uma moto de média/pequena cilindrada da marca H-D, a Harley-Davidson X440, que foi um sucesso na Índia. De facto, não se fala – por enquanto – em exportar para a Europa nem a X440 nem a Hero Mavrick 440, uma moto que se baseia na mesma plataforma que a X440.
Certamente que parte do acordo entre os fabricantes americanos e indianos era produzir uma moto quase homóloga: a Mavrick 440 utiliza, de facto, o mesmo quadro e motor da X440. O primeiro é um quadro tubular clássico em aço e o segundo é o mesmo motor monocilíndrico a quatro tempos, arrefecido a ar e a óleo, com duas válvulas por cilindro que, por acaso, é o motor de maior capacidade da gama Hero. O desempenho é de 27 cv às 6.000 rpm e 36 Nm de binário máximo às 4.000 rpm, com 90 % do valor máximo disponível logo a partir das 2.000 rpm. Como é habitual quando falamos da Índia, o ruído de escape é levado muito em conta e no site da Hero é possível ouvir o ruído do monocilíndrico indiano que possui uma caixa de seis velocidades e embraiagem assistida.
O design tem um aspeto clássico, mas certamente não “americano”, distinguido pelo sistema de luzes Full LED com DRL e pelo quadro onde a forquilha é tradicional com 43 mm de diâmetro e o braço oscilante traseiro em aço é guiado por um par de amortecedores ajustáveis em pré-carga em 7 posições.
Pequenos ajustes na altura do assento em relação ao solo, aqui com 803 mm em vez de 805 mm, na distância entre eixos que na Mavrick é de 1388 mm em vez de 1438 mm, enquanto o peso é semelhante, 191 contra 187 kg em ordem de marcha, sendo a Indian apenas mais leve do que a Bar&Shield.
O equipamento é bom, com um único instrumento digital equipado com navegação do tipo “turn-by-turn” e conetividade que, somado às outras especificações técnicas, faz pensar que uma possível importação para a Europa pode ter as suas razões…
A Maverick 440 já pode ser reservada na Índia. As entregas estão previstas para abril de 2024.