A Suzuki KATANA, recentemente renovada, apresenta-se como um testemunho de requinte e beleza funcional no mundo das motos. Cada aspeto do seu design, componentes e desempenho foi meticulosamente trabalhado, num processo que evoca a criação da espada japonesa que lhe dá o nome.
Motor Potente e Refinado
No coração da nova KATANA encontra-se um motor de 999 cc, partilhado com a GSX-S1000, mas adaptado para cumprir as normas Euro5. Esta atualização resultou num ligeiro aumento de potência, atingindo agora os 152 cv às 11.000 rpm, com uma distribuição de binário mais uniforme. A moto estreia um acelerador eletrónico Ride-by-wire, novos veios de cames, uma caixa de ar redesenhada e um sistema de escape renovado.
Chassis e Suspensão de Topo
A parte ciclo assenta num chassis de dupla trave em alumínio, complementado por suspensões KYB. A forquilha, totalmente ajustável, exibe um elegante acabamento dourado, enquanto o amortecedor traseiro permite ajustes de retorno e pré-carga. Os travões Brembo, com pinças dianteiras radiais de quatro pistões, garantem uma travagem eficaz.
Estética e Praticidade
As jantes de 17 polegadas estão disponíveis em dourado ou vermelho, dependendo da versão escolhida. Os pneus Dunlop Roadsport 2 asseguram uma boa aderência em várias condições. Apesar do design neo-retro imponente, o depósito de combustível tem uma capacidade de apenas 12 litros, um compromisso necessário para manter a sua estética distintiva.
Tecnologia de Ponta
A KATANA vem equipada com um controlo de tração ajustável em cinco níveis, três mapas de motor selecionáveis, e um quickshifter bidirecional. Toda esta informação é apresentada num ecrã LCD digital a cores, com uma interface específica para este modelo. A moto inclui ainda um sistema “Low RPM Assist” para evitar que o motor se desligue a baixas rotações.
Com um peso de 215 kg, a Suzuki KATANA oferece uma combinação impressionante de potência, tecnologia e design. Esta moto representa não apenas uma evolução da linhagem KATANA, mas também um marco na engenharia de motociclos modernos, fundindo tradição e inovação de forma magistral.
para ajudar os leitores brasileiros e demais lusófonos a entender melhor a reportagem, a seguir alguns termos moto ciclísticos usados ao sul do equador.
Travões // Freios
Travagem // Freada ou Frenagem
Jantes // Rodas
Controlo // Controle
Ecrã // Tela
Obrigado José Manuel pela gentileza das referências, abr
Boa, Zé. Valeu !!