Foi uma época de ouro para as motos destinadas ao Rally Raid, e a Suzuki mostrou personalidade e substância através da sua presença naquelas que foram as primeiras edições do Paris-Dakar. Inicialmente a DR 350, depois a DRZ 400, seguida da DR 650 monocilíndrica, com a sua imparável refrigeração a ar/óleo 650. O nome Djebel deriva da mais alta cadeia montanhosa do Atlas e remete para o tema da aventura e das grandes viagens, hoje como na época.
Cerca de trinta anos mais tarde, a Suzuki escolhe a Motor Bike Expo para apresentar esta cor na moto que talvez melhor represente o desejo de fazer a viagem sem limites, aquela que não quer tirar o prazer de fazer um pouco de todo-o-terreno com qualidade e diversão, a V-Strom 800 DE.
A operação de nostalgia parece muito bem sucedida, esta V-Strom 800 Djebel convence mesmo aqueles que podem não estar familiarizados com a história que liga estes grafismos à marca Suzuki. Agradável o desenho do jogo gráfico que envolve também o resguardo inferior do motor que lembra o azul e o azul claro, o equilíbrio gráfico não é mau de todo, mas não acaba aí…
A versão Djebel inclui o melhor equipamento para esta V-Strom 800DE, vamos por ordem: as jantes douradas, que para a Djebel incluem os pneus Dunlop Trailmax Raid, finalmente, como cereja no topo do bolo, o escape de titânio com a assinatura Akrapovič.
O resto mantém-se inalterado, motor, quadro e eletrónica são os mesmos da versão de série.