• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Nova Ducati Panigale V4 dissecada: O motor derivado do MotoGP

by Bernhard Cousin
Julho 30, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Galeria: A nova Ducati Panigale V4 vista de perto

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Um dos pontos altos da nova Ducati Panigale V4 de 2025 é o motor. É um potente Desmosedici Stradale V4 com 1.103 centímetros cúbicos, diretamente derivado daquele que equipa as motos de MotoGP do construtor de Borgo Panigale.

A dinâmica de fluídos assume as dimensões e geometria usadas na Desmosedici GP, tal como a configuração 90º V4 rodada para trás em 42º – o que torna o motor muito compacto e permite uma centralização de massas, garantindo uma integração ideal na moto.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

A cambota é contra-rotativa, de modo a compensar o efeito giroscópico das rodas, melhorando também a experiência de condução – por exemplo a tendência de levantamento da roda dianteira (wheelie) em aceleração e a sobreviragem ao travar diminuem.

A ordem de ignição é Twin Pulse, o que contribui para a tração à saída das curvas, entrega de potência fácil de gerir e para o próprio som do motor. Os pistões em alumínio com dois segmentos têm tecnologia de baixa fricção box in box tal como o motor do MotoGP.

Como o nome indica, o motor foi concebido em torno do sistema desmodrómico usado quer no MotoGP, quer no Mundial de Superbike, em que as quatro árvores de cames movem 16 válvulas de aço.

O diagrama de distribuição foi revisto, enquanto o rotor do alternador e a bomba de óleo são as mesmas da Panigale V4 R do WSBK. Já o tambor da caixa de velocidades é o que está na Superleggera V4. A admissão é feita por quatro corpos do acelerador ovais, cujo curso é significativamente maior com a anterior versão da Panigale V4.

Cada um tem dois injetores (um por baixo do acelerador e um acima do mesmo). Estes são movidos por um motor elétrico dedicado, que através do Ride by Wire permite adotar estratégias de controlo eletrónico complexas e permite o caráter do motor ser modulado relativamente ao modo de condução. O banco do cilindro traseiro é automaticamente desativado em ralenti quando a temperatura da água é superior a 75ºC, o que se destina a um maior conforto em condução citadina.

Cumpridor das novas normas de emissões poluentes Euro 5.2, o motor tem a ajuda de um sistema de escape na configuração 4-2-1-2, que foi redesenhado e tem dupla câmara de saída.

Tags: Ducati

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.