O acordo entre o grupo Loncin, a que pertence a Voge, com a BMW dará um terceiro fruto esta primavera: a 900DSX. Uma trail de aventura movida por um motor bicilíndrico em linha, de 895 cc e 94 cv de potência, com muito ingredientes que a poderão tornar numa máquina muito desejada: estética atrativa, grande envergadura, motor de alto rendimento, equipamento elevado, ajudas eletrónicas, componentes de marcas de topo e um preço extremamente competitivo!
O grupo Loncin, a que pertence a Voge, ganhou a confiança da marca alemã BMW como parceiro tecnológico desde 2005, pelos seus elevados padrões de qualidade de fabrico, produzindo primeiro o motor monocilíndrico de 650 cc empregue nos modelos Voge 650DS/650DSX. Em seguida, em 2015, encarregou-se do fabrico completo da scooter C400, que serviu de base à Voge SR4 Max, e, mais recentemente, a gama de motores bicilíndricos em linha da marca bávara. Foi precisamente este último projeto conjunto que permitiu à Voge produzir o modelo de maior cilindrada da sua gama: a 900DSX.
A nova topo de gama da Voge, dada a conhecer no Salão EICMA de Milão durante o passado mês de novembro apresenta um desenho muito atrativo, na linha das grandes trail de aventura, caraterizada por um frontal com “bico de pato”, uma agressiva dupla ótica com farol em LED e um para-brisas facilmente regulável manualmente sem ferramentas em duas posições. O desenho prossegue com um musculado depósito e uma posição de condução baixa, com o assento a somente 825 mm do solo, permitindo assim o seu acesso à maioria dos utilizadores.
Na sua vocação off-road, a Voge 900DSX destaca-se pelas suas proteções laterais, proteção de cárter, proteções de mãos, escape com silenciador elevado e jantes de raios para pneus tubeless, nas medidas de 21 polegadas à frente e 17’’ atrás. Quanto ao passageiro, dispõe de um assento mais elevado que o conduto e uma grelha-porta bagagens que integra pegas laterais para se segurar.
Este modelo monta um propulsor bicilíndrico em linha de refrigeração líquida, com cabeças de dupla árvore de cames e 4 válvulas por cilindro, com uma elevada taxa de compressão de 13:1, veio de equilíbrio para reduzir as vibrações, desfasamento da cambota a 270 graus, êmbolos forjados de alta durabilidade e gestão da injeção desenvolvida pela Bosch. O motor regista uma potência máxima de 70 kW (94 CV) às 8.250 rpm, e permite disponibilizar uma versão limitada a 35 kW para os detentores da carta A2. O motor fica completo com uma embraiagem deslizante e quickshifter bidirecional de série.
O quadro emprega uma estrutura perimetral de aço laminado, com o motor a ser elemento estrutural do mesmo, e um sub-quadro tubular também em aço. Acoplado encontramos um braço oscilante assimétrico em alumínio fundido. Como já é tradicional nos modelos da Voge, encontram-se também componentes das melhores marcas do mercado. Nas suspensões elementos fornecidos pela japonesa Kayaba: uma forquilha invertida no trem dianteiro com bainhas de 43 mm e um curso de 194 mm, ajustáveis em pré-carga e hidráulico, enquanto no trem posterior recorreu-se a um monoamortecedor da mesma marca com funcionamento progressivo através de bielas, que proporciona um curso de 198 mm, sendo também regulável em pré-carga e hidráulico. A travagem foi confiada à prestigiada marca Brembo, dispondo de um duplo disco flutuante dianteiro de 305 mm de diâmetro, com as respetivas pinças de dois êmbolos, e um disco traseiro de 265 mm com pinça de pistão simples. Ao sistema de travagem adiciona-se um modulador ABS de duplo canal. No que respeita aos pneus, a Voge escolheu como calçado para as suas douradas jantes tubeless de raios os excelentes Pirelli Scorpion Rally, que permitem uma utilização mista estrada-terra com uma elevada aderência em todos os tipos de piso.
Em termos de equipamento eletrónico de segurança, além do ABS soma-se um controlo de tração TCS, ambos desconectáveis para utilização off-road. Na estrada encontramos o sistema LCS, que ajuda o utilizador nas mudanças de faixa, indicando por meio de uma luz no retrovisor a presença de outros veículos atrás. A pressão dos pneus é monitorizada e numa utilização em autoestrada torna-se muito útil o cruise control CCS, que mantém a condução a uma velocidade constante.
O controlo eletrónico do acelerador mediante o Ride-by-Wire permite a obtenção de quatro diferentes modos de condução: chuva, economia, sport e off-road. O painel de instrumentos baseia-se num grande ecrã TFT de alta resolução, a cores de 7 polegadas, com diferentes visualizações e muita informação disposta para uma consulta rápida. O ecrã conta ainda com conectividade com o telemóvel, permitindo a gestão de chamadas e receção de mensagens , assim como a navegação simplificada Turn-by-Turn. Também inclui câmara frontal HD de 1080p para gravar as deslocações. A fechar o elenco eletrónico temos uma chave eletrónica Keyless por proximidade.
A Voge 900DSX incorpora ainda assento e punhos aquecidos, reguláveis em diferentes intensidades, e tomadas de corrente USB a 5V ou de isqueiro a 12V. Opcionalmente, pode completar a 900DSX com malas laterais e top case originais em alumínio, com as respetivas fixações, por um preço promocional.
A Voge 900DSX estará disponível em todos os pontos de venda da rede da Voge Ibérica em duas cores; Lime Green e Blue Aviator, a um preço de lançamento de 8.888 € durante a Primavera deste ano, contando com a garantia ampliada para 5 anos, como sucede com todos os modelos da gama Voge, sem nenhum trâmite adicional. E é claro, assim que tivermos a oportunidade iremos testar esta Voge para todos vocês na nossa revista digital!
Bela GS 900 🙂