Se antes eram especulações razoáveis, agora são certezas: a Harley-Davidson vai revelar uma Pan America CVO no dia 24 de janeiro. De facto, há um post social da empresa de Milwaukee que mostra tudo (presumivelmente) o que será revelado em poucos dias na apresentação global. A Street Glide, a Road Glide, a CVO Road Glide ST, uma moto que anuncia o “amanhecer de uma nova era” e a CVO Pan America, até agora confirmada.
O que esperar, dado que a partir do formulário de homologação dos EUA pesquisado na web, parece que o motor está inalterado, mas o peso é cerca de vinte quilos mais pesado? As CVO da Harley representam a soma total de equipamentos, acessórios e acabamentos, este será certamente o caso da Pan America também, mas a partir daqui só podemos especular e gostaríamos de começar com o mais provável: a partir da fotografia utilizada pela H-D parece que a parte dianteira é diferente, porquê? Será possível um retoque do conjunto de faróis dianteiros? Um novo design também introduzido para a equipar com um novo painel TFT de 312 mm, maior, como na CVO Road Glide, ou devemos esperar a chegada de ARAS ou ajudas à condução através de radar e/ou câmaras, como visto em algumas patentes há muito registadas pela Harley-Davidson?
Mas estes dispositivos, por si só, não seriam capazes de aumentar o peso da moto em cerca de vinte quilos, um limite que imaginamos que poderia ser alcançado com um conjunto de malas laterais e uma mala superior de série, talvez equipada com – porque não – o sistema de som Rockford Fosgate. Se tudo isto fosse verdade, a CVO Pan America poderia também ter um carácter mais touring e, neste caso, a hipotética adoção de uma roda dianteira de 17 polegadas não estaria completamente fora de questão, mas talvez – na nossa opinião – colocasse a CVO num segmento diferente da Special. É certo que a pintura, os acabamentos e o equipamento seriam topo de gama, de modo a justificar amplamente um aumento de preço em relação à Pan America Special que supomos ser de cerca de 25%. Será este o caso?
Só nos resta provar que estamos errados o mais rapidamente possível com a apresentação dos novos modelos Harley-Davidson, agendada para 24 de janeiro.