Decorria o ano de 2013 quando a BMW abriu um novo capítulo com a R nineT, a mais clássica das suas roadsters. Rapidamente se tornou um modelo de referência sobre o qual foi construída toda uma família, muito apreciada não só pelos amantes do clássico no sentido mais estrito da palavra, mas também por aqueles que procuram não só o visual clássico, mas também o desempenho e a tecnologia das motos mais modernas.
Agora, surge um novo capítulo para a família BMW Motorrad Heritage, na verdade dois. O primeiro é a nova R 12 nineT, uma evolução da R nineT original, que mantém não só o seu design básico, mas também as suas grandes possibilidades de personalização, bem como o seu espírito intemporal. Se a nova R 12 nineT se apresenta claramente como uma roadster clássica que promete grande diversão em curva, talvez seja mais difícil enquadrar o outro novo capítulo, nomeadamente a nova BMW R 12. É anunciada com o slogan “The Spirit of Easy” e apresentada como “uma cruiser clássica para uma viagem agradável e descontraída”.
Tanto a nova BMW R 12 nineT como a R 12 combinam o carácter do motor boxer com um design que navega entre diferentes épocas e uma construção modular que permite uma grande quantidade de personalização. O ponto de partida para este design foi a redução ao essencial combinada com uma grande atenção aos pormenores.
O boxer arrefecido a ar/óleo tem uma cilindrada de 1.170 cc e já é familiar: debita 80 kW (109 cv) às 7.000 rpm na R 12 nineT e 70 kW (95 cv) às 6.500 rpm na R 12. Como parte do novo design completo do quadro, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar. Esta está agora totalmente integrada por baixo do assento. O sistema de escape “Twin Pipe” montado à esquerda com dois silenciadores traseiros num design tipo cone invertido integra-se bem em ambas as interpretações. O quadro é novo: é uma construção em aço de ponte tubular de peça única e um quadro traseiro aparafusado. Este quadro difere da anterior série R nineT, que tinha um quadro principal dianteiro e um quadro principal traseiro. Como resultado, o novo quadro elimina a necessidade das fixações anteriores, reduzindo o peso e dando aos novos modelos R 12 uma aparência mais simples e clássica. O quadro traseiro, também feito de aço tubular, é aparafusado ao quadro principal. A instrumentação redonda e de design clássico também é nova, com USB-C no lado esquerdo e 12 V no lado direito como equipamento de série. O ecrã digital está disponível como equipamento opcional de fábrica. A instrumentação redonda continua a suportar a personalização, comunicando através de um LIN-Bus e separando as unidades de controlo e de visualização. A instrumentação padrão da nova R 12 é limitada ao velocímetro, mas o contador de rotação pode ser adaptado com acessórios originais da BMW.
Na R 12 nineT, o depósito de combustível é feito de alumínio com painéis laterais polidos e transparentes, o assento e a saliência traseira criam uma linha ascendente e dinâmica de “café racer” old school. A ergonomia foi melhorada em relação ao modelo anterior com um depósito de combustível mais curto e 30 mm mais estreito na traseira. O condutor está mais próximo do guiador, beneficia de um melhor contacto com os joelhos e tem uma posição sentada mais à frente da moto. Na nova BMW R 12, o depósito de combustível em aço, que faz lembrar os depósitos dos modelos BMW /5 dos anos 70, forma uma linha descendente em combinação com o assento solitário de série e a cobertura da roda traseira baixa e curva. A grande roda dianteira de 19 polegadas e a pequena roda traseira de 16 polegadas seguem totalmente o estilo cruiser, o que também se reflecte na posição de assento descontraída, com assento baixo e guiador largo.
Para mais informações pode consultar o site oficial da BMW Motorrad.