As scooters e as motos eléctricas estão a ganhar popularidade na Europa graças à sua conveniência e funcionalidade. No passado, vimos muitos fabricantes de automóveis aventurarem-se na área da mobilidade eléctrica leve. Em 2022, por exemplo, a Bugatti revelou a sua pequena trotinete eléctrica desportiva baseada no hipercarro Chiron. Enquanto isso, em 2023, a trotinete elétrica Lavoie da McLaren foi notícia graças ao seu design desportivo e elegante.
Desta vez, parece que mais um gigante do sector automóvel e das motos está de olho numa grande entrada no mundo das trotinetes eléctricas. A BMW não é alheia aos veículos eléctricos de duas rodas, uma vez que tem uma série de e-bikes e scooters eléctricas, como a CE-04, na sua lista. Recentemente, registou uma patente para uma nova scooter eléctrica dobrável, muito parecida com as e-scooters que temos visto nas estradas europeias há já algum tempo. De momento, a trotinete ainda não tem nome e está registada como “Veículo elétrico de pequenas dimensões”, de acordo com a patente.
A BMW descreve a trotinete eléctrica como um “veículo elétrico de pequenas dimensões, em particular uma trotinete eléctrica, com uma roda traseira, um quadro, um suporte com um apoio para os pés e um mecanismo de dobragem das rodas”. Portanto, sim, é uma trotinete eléctrica dobrável concebida para ser facilmente integrada no sistema de transportes públicos. Utiliza um interessante mecanismo de dobragem da roda traseira que permite proporções ainda mais compactas do que outras trotinetes eléctricas. Tal como outras trotinetes eléctricas no mercado, o modelo da BMW também tem um guiador desdobrável.
O mecanismo de dobragem da roda traseira é bastante interessante, uma vez que não dobra a roda sobre o apoio para os pés, mas tem uma ranhura onde a roda traseira está alojada. “O mecanismo de dobragem da roda tem uma primeira articulação com um primeiro eixo de rotação. O veículo é regulável de uma posição desdobrada para uma posição dobrada através da articulação. A secção de suporte dianteira está ligada à secção de suporte traseira pela primeira articulação. Na posição desdobrada, a roda traseira está posicionada numa posição exterior em que a roda traseira está disposta fora da área de receção, e na posição dobrada, a roda traseira está posicionada numa posição interior em que a roda traseira está, pelo menos parcialmente, disposta dentro da área de receção.”
No que diz respeito ao desempenho, a BMW menciona que a scooter terá um motor elétrico na roda dianteira. A potência é declarada como não sendo superior a 500 watts, ou “não superior a 1400 watts se pelo menos 60 % da potência for utilizada para o auto-equilíbrio”. Agora, se a scooter eléctrica em desenvolvimento é ou não de facto uma scooter de auto-equilíbrio é discutível, uma vez que a patente parece manter esta informação bastante vaga.
No entanto, se for homologada para utilização nas ruas da Europa, terá provavelmente uma velocidade máxima não superior a 20 km/h. Além disso, a patente da BMW também destaca um prático recurso de “modo de caminhada”, em que o motor fornece energia até seis km/h, útil para transportar a scooter em áreas de caminhada com subidas ou por longos períodos de tempo.