Em junho, o Pierer Mobility Group anunciou uma quebra de vendas, um abrandamento que espera que continue nos próximos meses. E, duas das medidas tomadas para mitigar o impacto, passaram por despedimentos e mudar o local de parte da produção.
O grupo dono das marcas GasGas, Husqvarna, KTM, WP Suspension e também da MV Agusta anunciou que corta na sua força laboral – que cresceu significativamente acompanhando o aumento de vendas.
Um comunicado do Pierer Mobility Group anuncia este despedimento, sem avançar com números em concreto: ‘Com o crescimento dos números de vendas ao longo dos últimos anos, o número de funcionários na subsidiária de motos KTM AG mais do que duplicou. Tendo em vista a mudança de localização e a situação de mercado, o número de funcionários teve agora de ser ajustado. Esta redução no pessoal depois de anos de crescimento de emprego é dolorosa, mas necessária, de modo a manter e garantir a competitividade do local de produção’.
Os juros elevados nos Estados Unidos da América e a volatilidade do mercado na Europa são motivos apontados para a situação atual do grupo austríaco. Por outro lado, há planos para reduzir a produção na sede em Mattighofen, dendo em conta os custos associados devido aos salários altos, regulamentos e burocracia.
E ainda há a questão das cadeias de abastecimento, com o Pierer Mobility Group a enfrentar a situação ‘frágil’ na Europa recorrendo às condições mais favoráveis na Índia e na China – onde está a ser implementada ‘uma indústria de fornecimento eficiente e de alta qualidade’.