Apresentamos as novas Vitpilen e Svartpilen para as cilindradas 401 e 125; redesenhadas em muitos elementos essenciais, apresentam-se com uma aparência técnica renovada. Embora permaneçam fiéis ao design distinto, minimalista e vanguardista que as tem caracterizado até à data, oferecem grandes mudanças em todos os elementos mais essenciais, incluindo a distância entre eixos que é agora significativamente mais longa.
Para o conseguir, a Husqvarna desenvolveu um novo quadro em treliça de aço para todos os modelos e optou por um novo braço oscilante em liga de alumínio e com dimensões mais longas do que o anterior. Também novas são as placas de direção com um novo off-set. A intenção é garantir uma dinâmica de condução ainda mais eficaz e agradável. O quadro também foi redesenhado, a suspensão é estritamente da WP, a forquilha é do tipo APEX de 43mm, enquanto o monoamortecedor com a sua disposição especial de offset continua a ser da WP, mas com uma calibração optimizada para se adequar ao quadro renovado.
Sempre pequenas e compactas, as duas motos nas diferentes cilindradas e configurações oferecem uma altura de assento de apenas 820 mm, permitindo sempre um perfeito apoio dos pés no chão, mas neste modelo de 2024 conquistam uma nova ergonomia capaz de garantir uma melhor sensação de condução ao condutor. Não faltam acabamentos premium, um painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, ABS em curva, caixa de velocidades eletrónica e uma pintura marcante.
Os motores também foram redesenhados, agora mais compactos, descendentes da nova família LC4c. Fabricados com uma cilindrada de 399 cc para a Svartpilen 401 e a Vitpilen 401, proporcionam 45 cv e 39 Nm de binário máximo. As versões de 125cc, de acordo com os regulamentos actuais, ficam pelos 11kW, 15cv e um binário máximo de 11,5Nm. Todos os materiais do cilindro e do pistão são novos, bem como uma cabeça de quatro válvulas completamente redesenhada em comparação com as unidades anteriores.