A evolução dos pneus é constante e todos os anos os fabricantes elevam cada vez mais a fasquia do desempenho global dos pneus ou, se preferir, aumentam as possibilidades de utilização e a versatilidade dos seus produtos. Esta é certamente a abordagem adoptada pela Metzeler no novo Roadtec 02, que sucede ao Roadtec 01 e 01 SE.
Se estes últimos são reconhecidos como excelentes representantes do universo Sport-Touring (com o SE capaz de atingir um desempenho mais desportivo), o recém-chegado Roadtec 02 pretende combinar o melhor dos mundos desportivo e touring, quase definindo uma nova categoria de pneus, o “Super-Sport Touring”, que permite uma ampla gama de desempenho de acordo com o estilo de condução.
Desenho adaptável da banda de rodagem
No comunicado de imprensa para a estreia do novo produto da Metzeler, descobrimos que o Roadtec 02 introduz uma nova tecnologia que permite o comportamento de dois pneus diferentes num único pneu, através do Adaptive Tread Design, que adapta a geometria das ranhuras de acordo com o estilo de condução do motociclista, variando assim a superfície de contacto e consequentemente o comportamento do pneu, desde o Sport-Touring ao Supersport.
Se for necessário um desempenho de touring ou uma deslocação em piso molhado, as ranhuras longas do desenho favorecem a evacuação da água e a boa mobilidade do composto do piso, contribuindo para um rápido aquecimento, conforto e aderência, tal como um pneu Sport-Touring.
Por outro lado, quando se adopta um estilo de condução mais desportivo, em piso seco, as transferências de carga e o aumento do impulso lateral fazem com que parte das ranhuras se feche, aumentando assim a forma compacta e a estabilidade da banda de rodagem. Isto permite que as qualidades de aderência do composto sejam exploradas ao máximo, melhorando a precisão da direção e alterando o comportamento do pneu para o de um pneu super-desportivo.
A Metzeler sublinha que os pneus dianteiros e traseiros foram concebidos com o mesmo padrão de piso para garantir o mesmo comportamento adaptativo em ambos os eixos.