As motos eléctricas estão a assumir todo o tipo de formas e tamanhos interessantes, e escusado será dizer que o futuro do espaço da mobilidade em duas rodas é muito elétrico. Dito isto, assistimos a inúmeras inovações eléctricas dos fabricantes indianos. Desde as scooters mais práticas, como a Ola S1, até às máquinas orientadas para o desempenho da Ultraviolette, não faltam desenvolvimentos de veículos eléctricos provenientes do país asiático.
A Raptee Energy é mais um interveniente emergente na crescente indústria de motos eléctricas da Índia. A empresa apresentou recentemente a sua mais recente inovação no seu Global Investors Meet (GIM) em Tamil Nadu. Aqui, a empresa apresentou uma interessante moto eléctrica que deverá chegar às estradas da Índia em abril de 2024. No momento em que este artigo foi escrito, a moto ainda não tinha um nome, portanto, vamos nos referir a ela simplesmente como a moto elétrica Raptee. Durante o GIM, a Raptee apresentou o funcionamento interno de sua moto elétrica por meio de um display “transparente”, mostrando todo o funcionamento interno da moto e onde eles estão alojados dentro da moto.
A Raptee Energy afirma que a moto eléctrica tem um desempenho bastante impressionante, com uma velocidade máxima de 135 km/h e uma autonomia de 150 km com um único carregamento. Além disso, a Raptee afirma que a moto pode carregar até 80 % em apenas 45 minutos através de estações de carregamento CCS2. Embora isto possa não parecer muito quando comparado com as suas congéneres ocidentais, vale a pena referir que as ruas da Índia são apertadas e as cidades são muito unidas. Para um passeio emocionante, o motor da Raptee Electric Motorcycle pode levar a moto dos 0 aos 60 km/h em apenas 3,5 segundos.
No papel, as especificações da moto eléctrica Raptee parecem refletir as especificações dos modelos a gasolina de 150cc a 200cc – consideradas motos premium de tamanho médio no contexto do mercado indiano. A Raptee Energy está a preparar-se para produzir a nova moto na sua enorme fábrica. Situada em Chennai, estende-se por quatro hectares e exigirá um investimento de cerca de 850 milhões de rupias (cerca de 10 milhões de dólares). As novas instalações incluem um centro de I&D para futuros desenvolvimentos. No total, a Raptee espera produzir 100.000 unidades por ano.