A BMW vai dotar mais dos seus modelos da caixa de velocidades semi-automática ASA (Automated Shift Assistant). No início do mês, a nova R 1300 GS Adventuyre foi anunciada com este sistema, mas não será a única.
Esta opção exige o desenvolvimento do motor em si, e o boxer 1.300 centímetros cúbicos teve esse processo iniciado há cerca de cinco anos. Com o ASA, o condutor pode fazer trocas de velocidade manualmente sem ter de operar a embraiagem, havendo igualmente um modo totalmente automático. Apesar de não haver manete de embraiagem, a embraiagem existe e atua.
Reiner Fings, gestor de produto para a BMW GS e GS Adventure, revelou à Motorcycle News: ‘Decidimos, claro, na fase muito inicial [dotar a R 1300 GS Adventure do ASA]. E tens de desenvolver todo o motor para que esteja preparado para essa opção’.
O alemão referiu depois: ‘As R 1300 GS não estão sozinhas – os modelos irmãos irão surgir e podem ter a certeza que se seguirão’.
Segundo Fings, o ASA pode ter uma ampla utilidade: ‘Por exemplo, quando vais a uma pista ou algo assim, trocar de mudanças de forma muito curta… isto é realmente interessante’.