Há quem diga que o futuro é elétrico, há quem tenha dúvidas. Factualmente, cada vez mais marcas estão a apostar em modelos 100% elétricos e no todo o terreno a Sur-Ron é uma das mais influentes e bem sucedidas. Por essa razão decidimos testar uma das motos elétricas de enduro/motocross mais esperadas do ano.
Indo ja diretamente às perguntas que mais surgem: pois bem, a marca anuncia 100 quilómetros de autonomia, mas a andar de uma forma como andei deu realisticamente para 60 quilómetros. A parte boa é que carrega dos 0 aos 100 % em cerca de 4 horas. Outro bom aspeto é que quem tem carta de automóvel pode conduzi-la.
CARACTERÍSTICAS
Esta versão de 2023 é uma moto muito esperada pelos fanáticos da Sur-Ron e das elétricas de todo o terreno. A cada versão nova sente-se que a marca vai na direção do que os clientes procuram e gostam.
Para começar, apresenta uma bateria de 104 volts quando a versão anterior tinha 90 volts, ou seja, uma melhoria de 32%. Por ser uma marca chinesa muita gente pode ser receio sobre a fiabilidade da bateria. Como é obvio não testamos a sua longevidade, mas é uma bateria da marca Panasonic, o que oferece um bom nível de confiança.
Logo a seguir, a maior evolução foi no controlador que agora é arrefecido a líquido e está programado de um modo bastante eficiente. Ou seja, a potência que é transmitida à roda de trás é potente e ao mesmo tempo inspira segurança.
Acima de tudo, esta é uma moto fácil e previsível. Uma das minhas maiores dúvidas prendia-se com o facto de não ter embraiagem, e apesar de não termos realizado fotos nessas condições, fiz algumas trialeiras e consegui sair bem de situações complicadas em sítios íngremes.
Como curiosidade interessante, este modelo possui um botão a que chamaram “turbo”, em que a Storm Bee fica com 22,5 kw durante 15 seg.
E aqui está uma coisa interessante. Para usar a carta A1 o limite são 11kw… que é aproximadamente a potência nominal com a qual foi registada, mas se carregadrmos neste botão do turbo a moto fica com 22,5kw por 15 segundos, ou seja, temos uma moto que dá para conduzir com a carta de carro, mas que na prática é mais potente.
MAIS DETALHES
O painel de instrumentos é novo, e apesar de ser pequeno em tamanho, tem as informações úteis de um modo muito fácil de ler, sendo as principais o nível da bateria, velocidade e modo de condução.
Ainda dentro do tema da eletrónica, o modelo apresenta um sistema de controlo de tração que foi desenvolvido especificamente para esta versão Storm Bee. Basicamente atua quando há perdas de tração na roda traseira, reduzindo assim os picos de derrapagem quando aceleramos em excesso. Outros números interessantes são os de binário, fazendo 520 Nm e com uma velocidade máxima de uns impressionantes 110 km/h.
SENSAÇÕES
Outra coisa que é comum nas motos elétricas, mas que não estava à espera que esta tivesse é marcha atrás. E acreditem que deu jeito várias vezes!
Em termos de quadro, este também foi desenvolvido especificamente para esta versão, pois tem de albergar o espaço da bateria, controlador e motor. Por esta razão, o amortecedor traseiro está numa posição mais vertical do que estamos habituados a ver.
Esta Storm Bee só está homologada para uma pessoa, pelo que se melhorarem isto no futuro toda a gente vai gostar. Todos nós gostamos de andar de moto e partilhar a experiência, e andar numa moto elétrica pela primeira vez é sempre uma experiência gira, pelo que um passageiro, mesmo em curtas viagens, iria apreciar.
Esta moto conduz-se como uma moto normal, mas ao mesmo tempo é diferente apenas pelo facto de ser silenciosa! Especialmente de início, o leve ruído fez-me crer que tinha o pneu de trás furado, mas naturalmente, é mesmo assim. Apenas o facto do travão de trás ser no sítio onde estamos habituados a ter a embraiagem é que requer habituação. No meu caso, ao segundo ou terceiro susto aprendi logo.
Para terminar, esta é uma moto incrível e já percebi o hype todo à volta dela…
É a moto elétrica mais próxima de uma moto de motocross que já testámos; o preço é elevado quando comparamos com uma moto a combustão, mas a questão é que não é propriamente comparável.
Quem a compra já tem a semente das motos elétricas a crescer em si e valoriza outras coisas, como o facto de não ter quase manutenção, não ter fluídos e praticamente não fazer barulho… entre outros aspetos.
SUR-RON STORM BEE
POTÊNCIA 10.000 W
MOTOR TECNOLOGIA “BLCD”
CONTROLADOR X SENOIDAL 150 V
BATERIA 104 V 55 AH
VELOCIDADE MÁXIMA ATÉ 110 KM/H
AUTONOMIA até 120 km em regime médio de 50 km/h
CARREGAMENTO rápido de 4 horas
RODA DIANTEIRA 21’’
RODA TRASEIRA 18’’
PESO 130 KG
PREÇO 10.750 €