Comecemos por dizer que não é a primeira vez que os artistas das duas rodas se inspiram na mítica manga Akira, criada pela imaginação férvida de Katsuhiro Otomo.
Desde o seu aparecimento em 1982, e talvez ainda mais desde o lançamento do filme de animação de 1988, recentemente adaptado e novamente disponível em algumas plataformas de streaming, as motos do futuro distópico de Otomo entraram no imaginário do motociclismo. Talvez ninguém tenha conseguido fazer uma cópia tão fiel e tão funcional como Carles Bel e Jesús Bel, fundadores do estúdio de design Bel y Bel. Desde 2005, os dois designers de Barcelona, quase homónimos mas curiosamente não relacionados, têm-se concentrado fortemente na reciclagem de componentes de scooters e carros antigos para criar novos objectos de design.
Alguns dos seus móveis de escritório tornaram-se discretamente conhecidos, como a cadeira Vespa ou o sofá 600 derivado de um Seat 600. Esta nem sequer é a primeira vez que tentam reconstruir uma moto derivada de uma saga, porque, aparentemente, em 2020, conseguiram recriar a moto Capsule 9 da Bulma do famoso anime Dragon Ball.
O seu último esforço, no entanto, é a moto que a personagem de Kaneda conduz em Akira, e o nível de complexidade é verdadeiramente notável porque é uma reprodução praticamente perfeita. Depois de uma primeira versão com um motor Yamaha 250 ter sido até híbrida com uma unidade eléctrica, decidiram optar por um sistema de propulsão a bateria. Como se pode ver no seu perfil do Instagram, a moto parece estar em condições de funcionamento e tem uma suspensão pneumática traseira que lhe permite subir e descer, tal como no famoso anime. Até as animações no visor foram fielmente reconstruídas. Depois de terminar alguns protótipos, parece que a intenção de Bel é preparar uma minissérie para ser vendida durante 2024 a um preço – segundo o Mundo Deportivo – que deverá rondar os 20.000 €.