Parece que a Benelli não tem falta de novos modelos para lançar no mercado. Só na EICMA 2023, a marca italiana de propriedade chinesa revelou um número impressionante de motos com lançamento previsto para o mercado global. Afinal, a Benelli é propriedade da Qianjiang Motors, um dos maiores fabricantes chineses de motos, e empresa-mãe de marcas como a Keeway, QJ Motor e a MBP.
Pouco tempo depois de apresentar uma série de novos modelos no final do ano passado, a Benelli já anunciou a disponibilidade de alguns deles, mais especificamente, a Tornado 400, que deverá estar disponível para venda na Europa no primeiro semestre de 2024. A Tornado 400 é a filha do meio do trio de motos desportivas apresentadas na EICMA 2023, todas elas equipadas com motores bicilíndricos. A Tornado 400 quer claramente fazer frente às motos desportivas de dois cilindros já em circulação – motos como a Kawasaki Ninja 400 (actualizada para Ninja 500), CFMOTO 450 SR, Honda CBR500R e a Yamaha YZF-R3.
Para referência, a Benelli Tornado 400 foi lançada anteriormente no mercado chinês com a designação Tornado 402. Foi ligeiramente actualizada para cumprir os regulamentos europeus, mais especificamente, para atender aos titulares de licenças A2 que procuram passar para uma moto de maior cilindrada a partir das suas máquinas para condutores principiantes com restrições A1. A Tornado 400 está equipada com um motor bicilindrico de 399 cc, arrefecido a líquido, com injeção de combustível e aprovado pela norma Euro 5. Este motor debita 47,6 cv de potência – o limite da categoria A2. A potência é enviada para a roda traseira através de uma caixa manual de seis velocidades.
Este motor está integrado num quadro tubular em aço com um elegante braço oscilante unilateral. Quanto à suspensão, a Benelli conta com uma forquilha dianteira invertida com 37 milímetros e um monoamortecedor traseiro equipado com link. As funções de travagem são asseguradas por pinças flutuantes Nissin de nível básico montadas na forquilha dianteira.
Com uma capacidade de combustível de 14,8 litros, o peso em vazio é de cerca de 172 kg, o que é bastante leve e acessível. Além disso, temos iluminação LED, um ecrã TFT a cores com cinco polegadas, emparelhamento de smartphone Bluetooth, carregamento USB e até um sistema de monitorização da pressão dos pneus.
Como mencionado anteriormente, espera-se que a Benelli lance a nova Tornado 400 na Europa no primeiro semestre de 2024. No entanto, até ao momento da redação deste artigo, ainda não foi anunciado qualquer preço oficial.