Estamos ainda a poucos dias da apresentação oficial da nova moto de motocross da Ducati e, nos últimos meses, assistimos a um clímax que fez – e está a fazer – enlouquecer todos os fãs da moto e não só.
Tudo começou com os primeiros rumores nas pistas de motocross, depois a grande confirmação: Tony Cairoli e Alessandro Lupino como pilotos de teste, seguidos por toda uma série de conteúdos sociais que estão lentamente a revelar mais e mais da moto.
A expetativa para este novo desafio da Ducati é grande, um pouco porque a subida à vitória nas corridas todo-o-terreno é um projeto muito ambicioso, e depois porque ver um projeto totalmente italiano florescer causa sempre mutio orgulho aos italianos.
Neste artigo contamos-lhe tudo o que sabemos sobre a nova moto de motocross da Ducati.
No início eram apenas rumores, depois surgiram os primeiros rumores entre os pilotos de motocross e operadores de pista, onde alguém jurava ter visto a moto em pista. Além disso, entre os iniciados, a chegada de um especialista da Ducati era um dado adquirido.
Durante o Rallylegend em San Marino, numa entrevista ao La Gazzetta, Antonio Cairoli declarou que tinha tido algumas conversas com a Ducati, mas sem revelar muito. Já sabíamos que o fabricante de Borgo Panigale estava a desenvolver uma moto de motocross, mas a colaboração com o campeão siciliano parecia, aparentemente, uma coisa distante. Com esta notícia os rumores confirmam-se: a Ducati entra oficialmente no mundo do motocross e fá-lo com um piloto de testes muito especial, Antonio Cairoli. O piloto siciliano decidiu embarcar nesta ambiciosa viagem com a fábrica de Borgo Panigale como piloto de testes e talvez também como piloto, quem sabe.
A entrada no sector especializado do todo-o-terreno é uma decisão estratégica de considerável importância e compromisso para a Ducati, tornada possível pelos sucessos alcançados nos últimos anos. A escolha feita sublinha a determinação de expandir a presença da marca em terrenos até agora inexplorados, oferecendo a oportunidade também a novos jovens motociclistas de se aproximarem da prestigiada marca de Borgo Panigale e de se tornarem parte integrante da vasta comunidade de Ducatisti.
Após um fim de semana de testes na Sicília, foram publicadas fotografias nas redes sociais da Ducati e dos dois pilotos de testes Antonio Carioli e Alessandro Lupino, mostrando pouco mais do que um guarda-lamas preto e alguma forma.
Apesar de não ter sido revelado qualquer pormenor técnico da moto, o público ficou louco, com centenas de comentários nas várias publicações.
Em Bolonha, durante o evento dedicado ao MotoGP – que acompanhámos em pessoa – o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, antecipou as datas da apresentação oficial da Ducati de motocross. O evento terá lugar em Madonnna di Campiglio e a Ducati vai apresentar as equipas de Motogp e WSBK, bem como a nova equipa que vai participar no Campeonato Italiano de Motocross 2024.
Entretanto, após a notícia da apresentação oficial, o clímax nas redes sociais do fabricante de Borgo Panigale continua. Chega a hora do espetáculo: Antonio Cairoli e Alessandro Lupino espremem a nova moto monocilíndrica entre saltos e parabólicas a toda a velocidade. A forma e alguns detalhes do novo projeto começam a surgir cada vez mais claramente, incluindo o rugido caraterístico.
Apenas dois dias antes do Natal e a Ducati anuncia o nascimento da nova unidade de competição: Ducati Corse Off-Road, com Paolo Ciabatti como Diretor Geral. Escusado será dizer que a empresa de Borgo Panigale está empenhada em levar a sério o seu trabalho, tendo sido constituída uma equipa de alto nível e as expectativas são elevadas.
Portanto, tudo o que resta é esperar por mais algumas indicações na Internet, ou esperar pela apresentação oficial em Madonna di Campiglio.