A Triumph vai regressar muito em breve ao segmento das motos desportivas de média cilindrada com a Daytona 660. Apesar do nome Daytona, cheio de história, esta não é uma moto a pensar na competição ao mais alto nível, sendo sim uma desportiva confortável e fácil de conduzir, que se insere numa classe que tem vindo a ser reinventada e onde as principais marcas concorrentes já possuem os seus modelos.
Novidade é o facto de ser a primeira tricilíndrica neste segmento, sendo equipada com o motor que dá vida à Trident e Tiger Sport 660 mas com diversas melhorias internas. Neste modelo o motor debita 95 cv de potência, uma melhoria de 17%, e é claramente mais forte nos médios e altos regimes, sem perder nas baixas rotações até porque o binário máximo também subiu. Possui um novo escape e o quadro também é novo, enquanto a restante ciclística pretende estar ao melhor nível no campo da dinâmica e do conforto.
Monta uma forquilha invertida Showa big piston de 41 mm e um monoamortecedor traseiro da mesma marca, enquanto no capítulo da travagem os dois discos vêm acompanhados de pinças radiais de 4 êmbolos. Na ligação ao solo encontramos pneus desportivos Power 6 da Michelin, o assento está colocado a 810 mm do solo e o lugar do passageiro é espaçoso, estando na frente os avanços colocados acima das mesas de direção e os pousa-pés a meio caminho entre o objetivo de conforto e uma elevada altura ao solo em curva. Aliás, a Daytona pretende estar tão à vontade em cidade ou em estrada como num eventual track-day, moto que está equipada com três modos de condução, Sport, Road e Rain, e com controlo de tração, num modelo naturalmente equipado com luzes LED e que poderá ser limitado para carta A2, contando ainda com mais de 30 acessórios genuínos Triumph.
A Triumph declara 201 kg a cheio para a sua nova Daytona 660, moto que a marca britânica pretende levar até à liderança da classe. Nós por aqui ficámos muito curiosos e assim que tivermos a oportunidade iremos realizar um ensaio para o programa. As primeiras unidades irão chegar aos concessionários portugueses durante o mês de abril com um preço de comercialização em Portugal que será desde os 9.895 € (PVP).