A Honda revelou finalmente detalhes da nova CB1000 Hornet, que chegará ao mercado no final de 2024. A moto naked desportiva promete ser mais potente e acessível do que a atual CB1000R, utilizando um motor derivado da CBR1000RR Fireblade de 2017. Espera-se que a potência ultrapasse os 148 cv e o binário seja superior a 100 Nm.
Para além do novo motor, a Hornet destaca-se por uma solução inovadora nas entradas de ar. Posicionadas atrás da forquilha e alimentadas através do quadro tubular, as entradas beneficiam de um design que assegura um fluxo de ar suave e directo para a caixa de ar. Três persianas nas entradas garantem que o ar seja filtrado e que a água da chuva seja desviada, protegendo o filtro de ar.
Esta solução simples e eficaz não só contribui para o desempenho da moto, como também proporciona um som de admissão mais audível para o condutor. A Honda CB1000 Hornet 2024 promete ser uma moto emocionante e versátil, oferecendo aos motociclistas uma combinação única de performance, estilo e praticidade.
A combinação da pequena carenagem do farol, que suaviza o fluxo de ar à frente das pernas da forquilha, e dos painéis projetados para a frente, fixados a cada lado do tanque de combustível, ajuda a direcionar o ar para as entradas.
Embora esta seja uma solução que preza pela simplicidade, ela apresenta algumas desvantagens, o que levou à aplicação de patente da Honda. Apesar das entradas estarem estrategicamente posicionadas para conduzir o ar para o motor, auxiliadas pela carenagem da moto, existem dois problemas principais a serem considerados.
Pontos chave:
- Nova Honda CB1000 Hornet chega no final de 2024
- Motor derivado da CBR1000RR Fireblade de 2017
- Mais de 148 cv e 100 Nm de binário
- Entradas de ar inovadoras para melhor fluxo de ar e som de admissão
- Design simples e eficaz
- Moto naked desportiva acessível e versátil
A nova Honda CB1000 Hornet 2024 é certamente uma moto a ter em conta para os fãs de motos naked desportivas. Com o seu motor potente, design moderno e soluções inovadoras, a Hornet promete proporcionar uma experiência de condução emocionante e envolvente.
Apesar de ter sido anunciada no final do ano passado e de surgirem já algumas informações sobre a moto, as especificações técnicas detalhadas em preços ainda não são conhecidos.
O segundo problema é que o ar entra diretamente para trás e para baixo na caixa de ar; uma rota direta, mas que pode permitir a entrada de chuva ou pulverização, molhando o filtro de ar.
A solução da Honda para ambos os problemas é a adição de três persianas nas entradas de ar, inclinadas para baixo na parte frontal e para cima na parte traseira.