Algumas fotografias tiradas perto de Mattighofen e divulgadas pela revista alemã Motorrad revelam-nos o protótipo de uma KTM com jantes de 17 polegadas e que poderá ser um novo modelo desenvolvido com base na mecânica da 1390. Na KTM não confirmam, mas também não negam, a hipótese de que poderia ser uma nova SMT. Por outro lado, 2023 foi o ano que viu o regresso desta sigla, que significa Super Moto Touring, graças à nova 890 SMT, que agora está incluída na família Sports Tourer para sublinhar o seu carácter touring.
No entanto, o conceito de uma moto de grandes dimensões adequada para touring tinha-se estreado com a mítica 990 LC8 em 2008 e permaneceu um modelo muito interessante durante muito tempo, com um grande grupo de admiradores, apesar de não se ter tornado certamente no modelo mais vendido da marca austríaca. A fama dessa primeira SMT certamente impulsionou o interesse na nova 890 SMT e, por que não, também poderia fazê-lo para este novo modelo de topo em termos de cilindrada e potência.
Hoje, depois da febre das 21″, o interesse pelas jantes de 17″ parece estar a renascer nas motos com uma estrutura de aventura, e a KTM não deixa nada ao acaso. Se há uma marca que pode avançar nesta direção “pronta a correr”, é a KTM, mas estaria a chegar a um território já ocupado pela Ducati, com a Multistrada V4 RS, e pela BMW, com a M 1000 XR. Estamos, portanto, a falar de crossovers com um desempenho ao mais alto nível.
Há apenas algumas semanas vimos a estreia da mecânica 1390 na nova Super Duke R. Este é o maior e mais potente motor atualmente na gama. A forma das linhas de escape sugere que é de facto o mesmo motor bicilíndrico de 75° com comando de válvulas variável e 190 cv às 10.000 rpm e 145 Nm às 8.000 rpm. Novamente a partir das fotografias, podemos assumir que o quadro é derivado da Super Adventure S, embora a suspensão possa ser mais baixa.
De acordo com os colegas da Motorrad, a forquilha pode ser uma WP semi-ativa, reconhecível pelos vedantes de óleo azuis. Isto sugere que, tal como acontece com a Super Duke R, poderá haver duas versões, uma standard e uma Evo com suspensão eletrónica. Também é de notar o sólido braço oscilante, um design que já conhecemos da nova 990 Duke.